Nova rota turística conectará fazendas de café com experiências culturais e gastronômicas
Circuito Nacional do Café unirá cidades produtoras em experiência turística que vai de Minas ao porto de Santos
Por Plox
23/05/2025 14h52 - Atualizado há 1 dia
Um novo e ambicioso projeto turístico será oficialmente apresentado ao público durante a Expocafé, no aeroporto de Três Pontas, na próxima terça-feira (27), às 11h. Trata-se do Circuito Nacional do Café, uma rota que promete transformar a vivência turística em cidades produtoras de café ao unir gastronomia, cultura, natureza e tecnologia.

A proposta percorre 51 municípios e foi reconhecida como o 14º Monumento Nacional. A rota se estende de Minas Gerais até o estado de São Paulo, culminando no porto de Santos. Entre os destaques, estão visitas a fazendas cafeeiras, atividades culturais, trilhas ecológicas e aventuras sobre duas e quatro rodas — como passeios de bike, Jeeps, UTVs e motos.
Durante a Expocafé, os visitantes poderão explorar um estande interativo, onde experiências imersivas do novo circuito serão apresentadas. Um dos principais atrativos do projeto será a Corrida do Café, que passará por várias fazendas da rota, misturando esporte, saúde e história.
O lançamento definitivo da iniciativa está previsto para o mês de junho, quando o Marco Zero do Circuito será instalado em cada cidade participante. Além disso, a proposta turística investe em tecnologia: está em desenvolvimento um aplicativo com áudio guias, georreferenciamento e trilhas, além da instalação de QR Codes e totens interativos para os turistas registrarem sua passagem e colecionarem memórias.
A iniciativa inclui municípios como Três Pontas, Alfenas, Araxá, Carmo do Rio Claro, Guaxupé, Patrocínio, São Lourenço, entre outros. Também participam cidades de fora de Minas Gerais, como São Paulo e Santos, consolidando um circuito que valoriza as raízes e o protagonismo do café brasileiro em nível nacional e internacional.