Covid: Belo Horizonte fiscalizou mais de 10 mil pontos neste ano

Foram aplicadas 281 multas por falta de uso de máscara na capital

Por Plox

23/06/2021 08h40 - Atualizado há quase 4 anos

Foto: divulgação/ Prefeitura de Belo Horizonte

A Guarda Municipal e as equipes de fiscalização de Belo Horizonte, em Minas Gerais, realizaram 10.113 abordagens espontâneas ou motivadas por denúncias feitas pela população de desrespeito às normas sanitárias para o combate à Covid-19 entre 1º de janeiro deste ano e 18 de junho.

De acordo com a prefeitura, em 4.392 casos os estabelecimentos já estavam fechados no momento em que as equipes chegaram, sendo que em outras 2.630 situações o local estava cumprindo as determinações sanitárias ou se adequaram imediatamente.

Outros 1.088 denunciados receberam orientações e se comprometeram em tomar as providências necessárias para retomar as atividades e 2.003 acataram a determinação de encerrar eventos com aglomeração de pessoas. Já com relação às máscaras, de janeiro a junho deste ano, os guardas municipais emitiram 281 multas por falta do uso do artigo de proteção.

"Atualmente, todo o efetivo da Guarda Municipal, composto por mais de 2 mil agentes, tem permanecido nas ruas, dividido em turnos, empenhado em apoiar a Subsecretaria de Fiscalização (Sufis) na abordagem a comércios, empresas e espaços públicos da capital, verificando o cumprimento das medidas preventivas e também dos horários de funcionamento estipulados nos decretos", informou a PBH, em nota.

Balanço de 2020

Em 2020, ainda segundo a prefeitura, no período compreendido entre 20 de março e 31 de dezembro, os agentes da Guarda Municipal realizaram 47.993 abordagens em lojas, centros comerciais, clubes, quadras esportivas e praças.

Tais abordagens resultaram no fechamento consensual de 19.467 estabelecimentos que estavam em desacordo com as determinações, sem que houvesse a necessidade de interdição por fiscais de Controle Urbanístico e Ambiental.

Até o final de dezembro, os guardas municipais somaram mais de 17 mil abordagens de conscientização sobre a importância do uso da máscara, resultando em 88 multas por falta da mesma.

Destaques