Ministério da Agricultura Detecta Novos Casos de Influenza Aviária em Aves Silvestres
Além dos casos já confirmados, o ministério relatou que há 11 investigações adicionais em curso
Por Plox
23/06/2023 15h43 - Atualizado há mais de 1 ano
Na noite da última quinta-feira, dia 22 de junho, o Ministério da Agricultura divulgou a identificação de dois novos focos de influenza aviária de alta patogenicidade, popularmente conhecida como gripe aviária, em aves silvestres no território brasileiro. Este anúncio eleva o número total de casos detectados no país para 41.

Investigações em Andamento
Além dos casos já confirmados, o ministério relatou que há 11 investigações adicionais em curso. Estas investigações envolvem a coleta de amostras para análise em laboratório, mas ainda não houve divulgação de resultados conclusivos.
Impacto no Comércio Internacional
Apesar do aumento no número de casos de gripe aviária em aves silvestres, o Ministério da Agricultura assegurou que a situação não afeta o status do Brasil como um país livre de influenza aviária de alta patogenicidade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), o fato de os casos estarem restritos a aves silvestres não implica restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros.
Esta informação é fundamental para o setor avícola brasileiro, que desempenha um papel importante na economia do país, e reafirma a confiança dos mercados internacionais na qualidade e segurança dos produtos avícolas produzidos no Brasil.
Nota: As informações apresentadas neste artigo são baseadas em uma declaração oficial do Ministério da Agricultura do Brasil divulgada em 23 de junho de 2023.