Terreno do Gasômetro será desapropriado para estádio do Flamengo
Projeto do novo estádio inclui centro de convenções e revitalização da área
Por Plox
23/06/2024 14h51 - Atualizado há cerca de 1 ano
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou neste domingo (24) que o terreno do Gasômetro será desapropriado para a construção do estádio do Flamengo. A medida será publicada no Diário Oficial do Município na próxima segunda-feira (24), conforme antecipado pelo Jornal O Globo. Em vídeo publicado em suas redes sociais, Paes afirmou: “A gente tá publicando amanhã no Diário Oficial a desapropriação por leilão em hasta pública do novo estádio do Flamengo, ali no terreno do gasômetro”.

Intervenção municipal após impasse nas negociações
O Flamengo vinha negociando com o banco administrador do fundo de investimentos dono do terreno, mas devido ao impasse, o município decidiu intervir. Paes destacou a importância econômica dos quatro grandes clubes do Rio, incluindo Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense, afirmando que o novo estádio contribuirá para a revitalização da área. O projeto inclui um estádio, centro de convenções e outras instalações. “O Flamengo não vai fazer só um estádio, vai ser um lugar de entretenimento, vai ter centro de convenções, já exigi isso do Flamengo”, completou o prefeito.
Leilão e detalhes da desapropriação
O terreno do Gasômetro, com 88,3 mil metros quadrados, pertence a um fundo de investimentos gerido pela Caixa Econômica Federal. A desapropriação de terrenos privados pelo Poder Executivo é permitida pela Constituição, desde que haja interesse público e indenização prévia e justa. A desapropriação será feita por leilão judicial, com valor mínimo estabelecido e obrigações para o vencedor, incluindo a construção do estádio e centro de convenções. O valor arrecadado será repassado à Caixa Econômica como compensação.
Reação do Flamengo e declarações de Paes
O Clube de Regatas Flamengo manifestou-se favorável à decisão, destacando o investimento financeiro e a transformação da região. “Fica o nosso registro dos mais sinceros agradecimentos ao prefeito Eduardo Paes e ao Deputado Federal Pedro Paulo pela sensibilidade que ambos sempre tiveram a respeito deste tema”, afirmou o clube em nota. Paes, torcedor do Vasco, brincou em suas redes sociais sobre a rivalidade entre os clubes, mencionando o deputado federal Pedro Paulo: “Notícia triste! Culpa sua Pedro Paulo! Pelo menos eu sigo fazendo aquilo que eu prometi em campanha: cuidar de todos, mas priorizar os mais necessitados. Vascoooo!”.
Com a desapropriação oficializada, o Flamengo avança no projeto de construção de seu estádio, um sonho antigo do clube e de sua torcida.