Abertura da UBS Canaã nos feriados reduz em 12% atendimentos na UPA de Ipatinga
Em 1º de maio, a UPA 24h atendeu 325 pacientes, concentrando toda a demanda da rede pública municipal.
Por Plox
23/06/2025 06h48 - Atualizado há cerca de 1 mês
A abertura da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Canaã nos finais de semana e feriados tem contribuído para reduzir a demanda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Ipatinga. Dados da Secretaria de Saúde apontam uma queda de 12% nos atendimentos da UPA durante o ponto facultativo do dia 20 de junho, em comparação ao feriado de 1º de maio, quando a UBS ainda não funcionava nesses dias.

Em 1º de maio, a UPA 24h atendeu 325 pacientes, concentrando toda a demanda da rede pública municipal. Já no dia 20 de junho, foram registrados 286 atendimentos na UPA e outros 198 na UBS Canaã, totalizando 484 atendimentos realizados.

Segundo levantamento da prefeitura, a UBS absorveu, principalmente, casos de menor complexidade. Do total registrado na unidade, 42,42% foram acolhimentos e solicitações de receitas, 29,29% vacinação e 20,20% atendimento clínico — procedimentos que, anteriormente, sobrecarregavam a UPA.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Walisson Medeiros, a medida tem trazido impactos positivos na organização dos atendimentos.

“Estamos organizando melhor os fluxos e garantindo mais resolutividade, o que contribui para desafogar a urgência”, afirmou.
O prefeito Gustavo Nunes destacou que a iniciativa visa garantir o acesso à saúde mesmo fora dos dias úteis.
“A UBS funcionando nos feriados não é apenas uma ampliação de serviço, é cuidado com quem mais precisa, especialmente nos momentos em que tudo costuma estar fechado”, disse.