Bolsonaro inaugura aeroporto em Vitória da Conquista, na Bahia

Na última semana, o presidente deu declarações que não foram bem recebidas por alguns nordestinos

Por Plox

23/07/2019 07h37 - Atualizado há mais de 4 anos

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) irá até a cidade baiana de Vitória da Conquista para entregar uma obra aos nordestinos nesta terça-feira, 23 de julho. A obra em questão é o Aeroporto Glauber Rocha, edificado com 30% de recursos do governo estadual e 70% de verbas federais. Cerca de 3 mil pessoas acompanharão o evento por um telão. Pela primeira vez no estado como mandatário da República, a estimativa é de que ainda pela manhã ele chegue à cidade e participe de reunião com autoridades. 

Aeroporto

Aeroporto Glauber Rocha fica em Vitória da Conquista- Foto: Divulgação

A inauguração estava prevista para se oficializada antes mesmo do presidente ter criticado um governador paraibano e outro maranhense, enquanto conversava com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, na última sexta-feira, 19. As declarações não foram muito bem aceitas por um dos citados pelo presidente, que ameaçou denunciá-lo por racismo. Bolsonaro se explicou nas redes sociais, esclarecendo que as críticas eram direcionadas especificamente ao maranhense Flavio Dino (PCdoB), pois “eles vivem esculhambando obras federais, que não são deles, são do povo”.

Bolsonaro

Presidente disse que a Bahia é sua terra-Foto: Reprodução/Facebook

Sobre a inauguração em Vitória da Conquista, o presidente afirmou que não há nenhum constrangimento em entregar a obra, pois “a Bahia é Brasil. Estou indo lá, sem problema" e afirmou que a região “é minha terra” e que caminha por qualquer lugar do país. O governador Rui Costa Pimenta (PT), que é declaradamente oposicionista ao governo não estará no evento, que cancelou presença, afirmando que é contrário às "agressões ao povo do Nordeste e ao povo da Bahia". Apesar disso, o porta-voz presidencial, Otávio do Rêgo, defende: "Em qual cidade nosso presidente chega e não é ovacionado? Em todas. E não seria diferente na cidade onde temos apreço pelo prefeito e pelo povo", acredita. Em um post no Twitter no último domingo, 21, Bolsonaro se expressou: “Criticamos alguns governadores do Nordeste, mas nunca abandonaremos o nosso querido povo nordestino”, escreveu.

Atualizada às 11h09

Destaques