PRF apreende carga avaliada em mais de R$ 160 milhões na BR-381
Malote contendo pedras conhecidas como Alexandrita estava com dois homens vindos do Mato Grosso
Por Plox
23/07/2020 13h07 - Atualizado há mais de 4 anos
Nessa quarta-feira (22), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de pedras preciosas avaliada em mais de R$ 166 milhões, na Unidade Operacional em João Monlevade-MG, na BR-381.
Durante fiscalização, foi abordado um veículo Hyundai Santa Fé, com dois ocupantes, vindo do estado de Mato Grosso.
Segundo a PRF, durante buscas no veículo, os policiais verificaram a existência de um compartimento oculto no porta-malas. Dentro desse compartimento foi encontrado um malote contendo pedras preciosas conhecidas como Alexandrita.
Foto: reprodução/PRF
De acordo com os policiais, os dois ocupantes do veículo apresentaram um laudo referente ao valor do material, porém, não souberam explicar a origem das pedras, nem a razão de um transporte tão incomum de algo tão valioso.
Conforme relatado pelos homens aos policiais, ele afirmaram que levariam as pedras para onde residem para negociar a carga em fazendas.
Foto: reprodução/PRF
Os dois ocupantes do veículo foram liberados. O malote com as pedras preciosas ficou apreendido para as devidas investigações e, segundo os policiais, ele segue lacrado e só será aberto por um Perito Federal.
A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal em Belo Horizonte.
O que é Alexandrita?
Alexandrita ou alexandrite é uma variedade do mineral crisoberilo e uma pedra preciosa muito apreciada e de grande valor. Muda sua cor de acordo com a luz: à luz natural é geralmente verde-oliva, mas à luz incandescente, de lâmpadas de filamento e fogo, assume cor vermelha. Sua mudança de cor e relativa escassez é devido a uma combinação extremamente rara de minerais, incluindo titânio, ferro e cromo.