Aulas do ensino médio em Belo Horizonte estão autorizadas a retornar

Apesar da liberação, prefeitura ainda não divulgou as datas oficiais da volta; veja as regras

Por Plox

23/07/2021 07h36 - Atualizado há quase 3 anos

As aulas do ensino médio em Belo Horizonte, Minas Gerais, estão autorizadas a retornar a partir desta sexta-feira (23). A decisão foi publicada no Diário Oficial. As datas para a efetiva retomada, no entanto, não foram divulgadas pela prefeitura.

De acordo com a administração municipal, os alunos poderão ir às salas de segunda-feira a sábado, sem restrição de horário. A liberação do retorno para o ensino médio ocorreu após o Matriciamento de Risco (MR) estar em 85%.

Salas deverão ter 12 alunos, com distanciamento de 2 metros. Foto: reprodução/ Pixabay

 

Conforme a prefeitura, a volta do ensino médio necessitava de índice mínimo de 81%; enquanto do ensino superior é de 91%. O MR é a estratégia usada pelo Executivo para definir quais serviços podem funcionar na cidade. Ele é medido pela incidência de Covid-19 a cada 100 mil habitantes e a taxa de mortalidade.

Regras

Entre as regras para o retorno, que ainda não tem datas divulgadas, estão: os pais ou responsáveis de alunos menores de 18 anos deverão assinar um termo de responsabilidade antes do retorno presencial. Além disso, cada estudante e funcionário deverá ter um copo ou garrafa de águal, para uso individual.

Nas salas, os estudantes poderão ficar, no máximo, por cinco horas por dia, com uso de máscara obrigatório. Serão 12 alunos por ambiente, com distanciamento de 2 metros entre as carteiras, que terão posições demarcadas. As janelas e portas ficarão sempre abertas.

Já as escolas terão que instalar pias ou outros dispositivos de higienização na entrada dos estabelecimentos. Esses equipamentos devem ter, cada um, capacidade para atender até 15 alunos no mesmo horário. O protocolo completo está no portal da prefeitura.

Destaques