Ipatinga

mundo

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Doença contagiosa rara coloca em alerta 27 estados nos EUA

    O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) teme que elas possam ter entrado em contato com um homem do Texas que levou a doença tropical rara e grave, que pode ser fatal

    Por Plox

    23/07/2021 10h53 - Atualizado há 2 meses

    As autoridades de Saúde dos Estados Unidos estão rastreando mais de 200 pessoas em 27 estados por possíveis infecções raras causadas pela varíola dos macacos.

    © Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos/Wikimedia Commons

    O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) teme que elas possam ter entrado em contato com um homem do Texas que levou a doença tropical rara e grave, que pode ser fatal, da Nigéria para os EUA no início de julho. As informações são da BBV News Brasil.

    O homem viajou em dois voos. De Lagos (Nigéria) para Atlanta, na Geórgia, com embarque e de Atlanta para Dallas.

    Segundo o CDC, passageiros e tripulantes podem ter sido expostos à doença. Mas, até o momento, nenhum novo caso foi da doença rara foi registrado.

    A varíola dos macacos é uma doença viral rara da mesma família da varíola, mas é muito menos grave. Ela ocorre principalmente em partes remotas de países da África Central e Ocidental, perto de florestas tropicais.

    Inicialmente os sintomas são inchaços, febre, dores de cabeça, nas costas, muscular e uma apatia geral.


     

     

    Assim que a febre cede, pode aparecer erupção na pele, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo, mais comumente as palmas das mãos e as solas dos pés;

    A erupção, que pode gerar muita coceira, muda e passa por diferentes estágios antes de finalmente formar uma casca, que depois cai. As lesões podem deixar cicatrizes.

    Varíola do macaco

    A varíola dos macacos é uma zoonose, ou seja, uma doença transmitida de animais para humanos. Os casos são frequentemente encontrados perto de florestas tropicais, onde existem animais que carregam o vírus.

    Embora a varíola tenha sido erradicada em 1980, a varíola dos macacos continua a ocorrer em países da África Central e Ocidental, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela provoca sintomas semelhantes, mas menos graves, à varíola.

    O primeiro caso de varíola do macaco em humanos foi registrado em 1970 na República Democrática do Congo. Desde então, a doença tem se concentrado em países da África central e ocidental. Fora dessas regiões, só foi identificada até hoje nos Estados Unidos, Israel e Reino Unido.

    A detecção da doença é feita a partir de teste laboratorial. As amostras podem ser colhidas da erupção – pele, fluido ou crostas, ou biópsia quando possível.

     

    Fonte: https://www.msn.com/pt-br/saude/medicina/doen%c3%a7a-contagiosa-rara-coloca-em-alerta-27-estados-nos-eua/ar-AAMrIsw?li=AAggXC1
    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]