educação

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Escolas estaduais abrem vagas para cursos de educação profissional

    São mais de 34 mil vagas em 684 escolas da rede estadual no próximo semestre, com 29 diferentes opções disponíveis

    Por Plox

    23/07/2021 09h41 - Atualizado há mais de 2 anos

    A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está ampliando a oferta de vagas em cursos de educação profissional ministrados nas escolas da rede estadual de ensino. Para o segundo semestre deste ano, estão previstas mais de 34 mil vagas, em 684 unidades de ensino.

    “A ampliação da oferta no estado foi realizada de forma cuidadosa, a partir de uma análise da demanda do nosso território. A proposta é atender mais escolas em um raio maior. A ação vem em consonância com o Plano Estadual de Educação”, destaca a diretora de Educação Integral e Educação Profissional, Flávia Paola Meira.
     
    São disponibilizadas 29 diferentes opções de cursos. Em Belo Horizonte, por exemplo, há escolas que ministram cursos de vendas, artes visuais, informática e recursos humanos. Em Montes Claros, no Norte de Minas, é possível se inscrever em cursos de administração e segurança do trabalho. Já em Poços de Caldas, no Sul do estado, há vagas para logística ou marketing, entre outros.

    As vagas dos cursos técnicos são destinadas a alunos do 2º e 3º anos do ensino médio de escolas públicas e privadas. Também podem se inscrever pessoas que já tenham concluído o ensino médio. Para verificar a lista de municípios e escolas com oferta de cursos técnicos neste segundo semestre, clique aqui.
     
    Os cursos serão ministrados inicialmente de forma remota, por meio do Regime de Estudo não Presencial, implementado pela SEE/MG durante a pandemia da covid-19.
     
    Necessidades locais
     
    Os cursos são oferecidos a partir de um levantamento de demandas regionais.
     
    No município de Serra dos Aimorés (Jequitinhonha/Mucuri), por exemplo, a Escola Estadual Vanda Reuter disponibilizará curso de Açúcar e Álcool. Segundo o diretor da unidade de ensino, Adão César Coelho, a região está em festa, por ser grande a procura por profissionais desta área.

    “Estamos todos muito felizes e orgulhosos. Para se ter uma ideia, temos 11 usinas de álcool na região e uma que será reaberta, que vai gerar ainda mais empregos. A oferta desse curso aqui na escola atende a uma demanda antiga da região”, conta.
     
    O gestor também destaca que a possibilidade de formação técnica dá novas perspectivas aos jovens. “Antes, os jovens formavam e tinham como objetivo fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para tentar uma graduação. Agora, com o curso, eles já vão sair preparados para o mercado de trabalho. É um outro momento para a nossa região”, finaliza Adão César.
     
    Outra unidade de ensino que está na expectativa para os cursos técnicos é a Escola Estadual Chaves Ribeiro, em Itaobim (Jequitinhonha/Mucuri). A unidade de ensino já tem cursos técnicos para as turmas do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e, a partir de agora, irá iniciar turmas nos cursos subsequentes. Os cursos são Serviços Públicos, Administração e Enfermagem.
     
    “Esses cursos são fundamentais. Falta mão de obra qualificada na nossa região e isso já foi destacado por comerciantes. Temos pessoas de cidades vizinhas que vieram procurar vaga para os cursos”, afirma o diretor da escola, Rodrigo Rodrigues Jardim.
     
    Disponibilidade
     
    A divulgação dos cursos e das vagas é feita pelas próprias escolas. As unidades de ensino também são responsáveis pelo processo de seleção.

    Os interessados em participar devem entrar em contato com a escola pelo telefone ou e-mail. Confira aqui a lista de e-mails institucionais das escolas estaduais.

     


     

    Fonte: Agência Minas
    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]