Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Cafeicultores do Cerrado Mineiro lançam campanha para proteger origem e evitar fraudes

Ação visa assegurar a autenticidade dos produtos da região e impedir que cafés não certificados sejam vendidos como Cerrado Mineiro

23/07/2024 às 23:11 por Redação Plox

Os cafeicultores do Cerrado Mineiro estão promovendo uma campanha para proteger a origem autêntica do café da região, combatendo o uso indevido da denominação geográfica em produtos que não possuem as características do Cerrado. A iniciativa surge para preservar a reputação do café produzido no Cerrado Mineiro.

Regulamentação e certificação

A Federação dos Cafeicultores do Cerrado enfatiza a importância de que apenas produtos que passaram pelo processo de certificação de origem e qualidade utilizem a denominação "Cerrado Mineiro" em suas embalagens. “Se um café está comunicando em sua embalagem ‘Cerrado Mineiro’ mas não passou pela certificação da Federação, quem garante que a procedência dele de fato é o Cerrado Mineiro? E mais: quem garante a qualidade mínima necessária e o processo de produção deste café?”, questiona Juliano Tarabal, diretor executivo da Federação.

Campanha "A verdade é rastreável"

A campanha, intitulada "A verdade é rastreável – promovendo o autêntico Cerrado Mineiro", visa informar produtores, cooperativas, exportadores, torrefadores e consumidores sobre a nova política de denominação de origem e seus benefícios. A iniciativa também busca aumentar o controle e a rastreabilidade da origem do café do Cerrado Mineiro, promovendo a valorização do café certificado com o selo de denominação de origem, tanto no mercado nacional quanto internacional.

Valorização e engajamento

"Além disso, promove a valorização do café certificado com o selo de denominação de origem, tanto no mercado nacional quanto internacional, gerando engajamento e sentimento de pertencimento entre os produtores e demais stakeholders”, destaca o comunicado da Federação.

Desde 2013, o selo de origem e qualidade atesta que o lote comercializado possui a certificação de origem e qualidade da região, conforme os requisitos estabelecidos no processo de produção. Tarabal ressalta a importância de orientação aos diferentes elos da cadeia produtiva para evitar infrações frequentes, especialmente em cafés industrializados que se referem à origem de forma inadequada e sem o selo da região.

Desafios e conquistas dos produtores

O presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Gláucio de Castro, menciona os desafios enfrentados pelos produtores para cultivar um café genuíno em uma terra inicialmente desacreditada para a cafeicultura. "Desde o início, havia o temor de que a qualidade desse café, resultado de um comprometimento histórico e de condições geográficas e climáticas ideais, pudesse ser comprometida. Para proteger essa trajetória, os produtores se organizaram, criaram uma marca com mais de 52 anos, delimitaram o território e conquistaram a denominação de origem", explica Castro.

Avanço na luta contra fraudes

Castro acredita que a campanha marca um avanço significativo na luta contra fraudes, garantindo que os consumidores possam desfrutar de um café genuíno, com origem e qualidade certificadas, e valorizando o trabalho dos produtores que seguem os requisitos necessários para a certificação. "A autenticidade dos cafés do Cerrado Mineiro precisa ser protegida e é uma responsabilidade coletiva garantir a qualidade e a história dos cafés da região”, afirma Gláucio.

Engajamento de personalidades e divulgação

A campanha envolve personalidades renomadas do mercado, como cafeicultores, exportadores de café, torrefadores e consumidores de café especial, todos referências na região. A divulgação será feita por meio de redes sociais, áudios e vídeos, além de materiais impressos como banners, outdoors, totens e diversos materiais promocionais, incluindo camisetas, copos térmicos e bottons.

Compartilhar a notícia

Veja também
supermercado
GERAL

BH fecha supermercados, padarias e sacolões aos domingos

Os serviços poderão funcionar apenas por entrega ou drive-thru

 Foto: Pixabay
GERAL

Jovem de 20 anos abandona filha, vai para ‘carnaval’ e criança é encontrada com queimaduras

A criança foi deixada sozinha enquanto o pai estava em festa de Carnaval fora de época; autoridades ainda buscam o suspeit

GERAL

Nova 381 instala equipamentos de análise de tráfego na BR-381 para melhorar mobilidade e segurança

Tecnologia será usada para monitorar fluxo de veículos em cinco pontos estratégicos e orientar melhorias na rodovia.

GERAL

Idoso morre ao tentar atravessar ponte destruída pela chuva em MG ao sair para receber aposentadoria

Tragédia ocorreu no distrito de Bom Jesus 2, em Porteirinha; corpo foi localizado a 1 km do local.

para você
 Foto: Redes sociais
POLíTICA

Governador Romeu Zema prefere carnaval em família enquanto Minas Gerais investe pesado na folia

O estado de Minas Gerais destina R$ 4,5 milhões para o Carnaval de Belo Horizonte, visando atrair 12 milhões de turistas

Governo paga Auxílio Emergencial Mineiro para nascidos em março e abril
ECONOMIA

Governo paga Auxílio Emergencial Mineiro para nascidos em março e abril

Recurso será repassado em parcela única, no valor de R$600

Eraldo
FAMOSOS

Ator mineiro Eraldo Fontiny morre aos 41 anos

Eraldo Fontiny ganhou reconhecimento nacional com a personagem Lili, descrita como "uma criança aparentemente dócil que faz todo tipo de atrocidades"

Acidente
POLíCIA

Iapu: acidente envolvendo dois veículos deixa três vítimas; motorista fica preso em ferragens

Corpo de Bombeiros realizou desencarceramento e conduziu o homem até o Hospital Márcio Cunha