Mundo atinge recorde histórico de calor com o dia mais quente já registrado

Junho de 2024 se destaca como o décimo terceiro mês consecutivo de recordes de calor

Por Plox

23/07/2024 16h46 - Atualizado há cerca de 2 meses

Neste domingo (21), o mundo presenciou o dia mais quente já registrado, conforme informações divulgadas pelo observatório europeu Copernicus nesta terça-feira (23). A temperatura média global do ar na superfície atingiu 17,09°C, superando o recorde anterior de 17,08°C registrado em julho de 2023. Os dados preliminares apontam para um marco histórico nos registros mantidos pelo observatório desde 1940.

Foto: reprodução/ Pixabay

Sequência de meses recordes
Junho de 2024 não foi apenas o mês mais quente globalmente, mas também marcou o décimo terceiro mês consecutivo de temperaturas recordes. Desde junho de 2023, cada mês tem superado o anterior, destacando uma emergência climática. Essa sequência inclui:

Junho de 2023, o mês mais quente até então.
Seguido por recordes mensais em julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril e maio.
Julho de 2023 foi tão quente que pode ter sido o mês mais quente em 120 mil anos.
Setembro de 2023 superou o recorde anterior em 0,5°C.
Impactos do aquecimento global
Os cientistas e autoridades têm alertado para o aumento do número de dias com temperaturas que ultrapassam o limiar de aquecimento politicamente significativo de 1,5ºC. Pela primeira vez, a temperatura média global chegou a 2°C acima da era pré-industrial. Estes dados reforçam a urgência de medidas contra a mudança climática e a necessidade de ações globais coordenadas para mitigar os impactos do aquecimento global.

Gráficos e dados
Para uma compreensão visual dos efeitos das mudanças climáticas, confira a análise detalhada em 10 gráficos que explicam as tendências atuais e as previsões para o planeta.

 

 

 

Destaques