Santuário do Caraça celebra 250 anos e oferece refúgio para um 'detox' digital

Unindo natureza, história e espiritualidade, espaço é perfeito para se curtir o silêncio e a simplicidade

Por Plox

23/07/2024 09h03 - Atualizado há cerca de 2 meses

Completando 250 anos, o Santuário do Caraça é um convite ao descanso físico e espiritual. Localizado no coração do Quadrilátero Ferrífero, entre as cidades de Catas Altas e Santa Bárbara, esta reserva ambiental de 11 mil hectares destaca-se pela sua riqueza animal e vegetal. O complexo arquitetônico do santuário, que inclui construções de diferentes épocas, é um testemunho da devoção católica e um Patrimônio Cultural do Brasil, protegido em níveis federal, estadual e municipal.

Foto: PBCM / Divulgação

Fundado em 1774 por um religioso que construiu uma pequena edificação barroca para hospedar romeiros, o santuário ganhou um colégio no século seguinte. Esse colégio funcionou até 1968, quando foi destruído por um incêndio. Hoje, os alicerces do prédio abrigam um museu, e o local é mantido pela Província Brasileira da Congregação da Missão, uma instituição católica inspirada por São Vicente de Paulo.

Candidatura ao Patrimônio Cultural da Humanidade

O Santuário do Caraça está se preparando para se candidatar ao Registro Internacional do Programa Memória do Mundo da Unesco, visando ser reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade. Para isso, um dossiê está sendo elaborado com base em uma pesquisa histórica conduzida por profissionais contratados. Além disso, um filme sobre a história do Caraça está em produção, com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas).

Hospedagem e atrações

Para quem busca uma experiência completa de descanso e contato com a natureza, o Santuário oferece hospedagem simples, onde o silêncio é valorizado para que os hóspedes possam apreciar os sons da natureza, incluindo mais de 300 espécies de pássaros. O local oferece refeições em estilo buffet com pratos da culinária mineira, além de uma belíssima igreja neogótica de 1883 onde são realizadas missas.

Hora do lobo-guará: uma experiência inesquecível

Um dos momentos mais marcantes da estadia no Santuário do Caraça é a "Hora do Lobo", quando os hóspedes se reúnem ao entardecer em frente à igreja para esperar a chegada do lobo-guará. Esse evento proporciona uma conexão única com a natureza, ao observar esse canino de pernas longas em seu habitat natural, atraído por uma bandeja de carnes e vegetais.

Foto: PBCM / Divulgação

Visitação e acesso

Para visitar o Santuário apenas durante o dia, o ingresso custa R$ 30 em dias úteis e R$ 40 nos fins de semana e feriados, com descontos de 50% para idosos e moradores de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara. A entrada é gratuita na primeira quarta-feira de cada mês para moradores dessas cidades. Para hospedagem, os valores variam conforme o quarto e o dia da semana, e as reservas podem ser feitas através do site oficial ou pelo e-mail [email protected].

O Santuário do Caraça está localizado na Estrada do Caraça, Km 9, entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, com acesso pelas rodovias BR-381 e MG-436, ou via Ouro Preto/Mariana/Catas Altas. Também é possível chegar pelo trem da Vale, desembarcando na Estação Dois Irmãos em Barão de Cocais.

Destaques