Aperam qualifica mulheres para o setor industrial no Vale do Aço

Curso gratuito de Manutenção Mecânica prepara mais de 50 mulheres para atuarem na indústria e no setor metalmecânico

Por Plox

23/07/2025 13h56 - Atualizado há 9 dias

Com o objetivo de promover mais diversidade e equidade no setor industrial, a Aperam, em parceria com a Fundação Aperam Acesita, tem investido na formação de mulheres para atuar na indústria e no setor metalmecânico no Vale do Aço. Por meio do Instituto do Inox, o curso gratuito de Manutenção Mecânica integra o programa de Inclusão com Diversidade da empresa.


Imagem Foto: Divulgação


Atualmente, mais de 50 mulheres participam da capacitação. Cerca de 15 alunas estão prestes a concluir o curso nesta sexta-feira (25/07), enquanto outras 20 iniciaram suas aulas na última semana. Uma nova turma para formação de Operadora Siderúrgica Soldadora está prevista para novembro, com 12 vagas disponíveis.


Imagem Foto: Divulgação


Débora Luiza, de 26 anos, integra a segunda turma do curso e já planeja aplicar os conhecimentos adquiridos para impulsionar sua carreira na indústria. “Minha expectativa é abrir portas para minha carreira na área industrial, especialmente na Aperam. Sou formada em Engenharia Química e pretendo aliar ambas as formações na prática”, relatou.


Imagem Foto: Divulgação


A formação técnica conta com 254 horas e abrange temas como saúde e segurança, relações humanas, metrologia dimensional, leitura de desenhos, tecnologia, ferramental, conjuntos mecânicos, hidráulica e pneumática básica, lubrificação, ajustes e tolerâncias, máquinas rotativas e soldagem com eletrodo revestido.


Imagem Foto: Divulgação


Para ampliar a visão das alunas sobre o mercado de trabalho, a Fundação Aperam promove rodas de conversa com profissionais da indústria, representantes do poder público, das forças de segurança e de organizações da sociedade civil. Em um desses encontros, realizado em 16 de julho, a Sgt. Lindamar, da Polícia Militar, destacou a importância da formação como meio de fortalecimento e empoderamento feminino.


Imagem Foto: Divulgação


A servidora pública Maria Eni, da Câmara Municipal de Timóteo e presidente da associação Negras In Foco, ressaltou o impacto da iniciativa. “O conhecimento gera oportunidade e dá poder. A Aperam está de parabéns por essa ação que promove inclusão, diversidade e equidade”, comentou.


Imagem Foto: Divulgação


O encontro ocorreu no Centro de Formação Profissional da Aperam e reuniu ainda a delegada Lívia Athayde (Polícia Civil de Ipatinga), Maria do Rosário Rocha Aguiar e Édima Martins (Secretaria de Educação de Timóteo), Amanda Venades (Assistência e Desenvolvimento Social de Timóteo), Jaqueline Santos e Marylane (Assistência Social de Coronel Fabriciano).


Destaques