Aperam qualifica mulheres para o setor industrial no Vale do Aço
Curso gratuito de Manutenção Mecânica prepara mais de 50 mulheres para atuarem na indústria e no setor metalmecânico
Por Plox
23/07/2025 13h56 - Atualizado há 9 dias
Com o objetivo de promover mais diversidade e equidade no setor industrial, a Aperam, em parceria com a Fundação Aperam Acesita, tem investido na formação de mulheres para atuar na indústria e no setor metalmecânico no Vale do Aço. Por meio do Instituto do Inox, o curso gratuito de Manutenção Mecânica integra o programa de Inclusão com Diversidade da empresa.

Atualmente, mais de 50 mulheres participam da capacitação. Cerca de 15 alunas estão prestes a concluir o curso nesta sexta-feira (25/07), enquanto outras 20 iniciaram suas aulas na última semana. Uma nova turma para formação de Operadora Siderúrgica Soldadora está prevista para novembro, com 12 vagas disponíveis.

Débora Luiza, de 26 anos, integra a segunda turma do curso e já planeja aplicar os conhecimentos adquiridos para impulsionar sua carreira na indústria. “Minha expectativa é abrir portas para minha carreira na área industrial, especialmente na Aperam. Sou formada em Engenharia Química e pretendo aliar ambas as formações na prática”, relatou.

A formação técnica conta com 254 horas e abrange temas como saúde e segurança, relações humanas, metrologia dimensional, leitura de desenhos, tecnologia, ferramental, conjuntos mecânicos, hidráulica e pneumática básica, lubrificação, ajustes e tolerâncias, máquinas rotativas e soldagem com eletrodo revestido.

Para ampliar a visão das alunas sobre o mercado de trabalho, a Fundação Aperam promove rodas de conversa com profissionais da indústria, representantes do poder público, das forças de segurança e de organizações da sociedade civil. Em um desses encontros, realizado em 16 de julho, a Sgt. Lindamar, da Polícia Militar, destacou a importância da formação como meio de fortalecimento e empoderamento feminino.

A servidora pública Maria Eni, da Câmara Municipal de Timóteo e presidente da associação Negras In Foco, ressaltou o impacto da iniciativa. “O conhecimento gera oportunidade e dá poder. A Aperam está de parabéns por essa ação que promove inclusão, diversidade e equidade”, comentou.

O encontro ocorreu no Centro de Formação Profissional da Aperam e reuniu ainda a delegada Lívia Athayde (Polícia Civil de Ipatinga), Maria do Rosário Rocha Aguiar e Édima Martins (Secretaria de Educação de Timóteo), Amanda Venades (Assistência e Desenvolvimento Social de Timóteo), Jaqueline Santos e Marylane (Assistência Social de Coronel Fabriciano).