Consulta ao 3º lote do IR será liberada nesta quinta-feira
Pagamento da restituição está previsto para 31 de julho e contempla prioritários e usuários de PIX ou declaração pré-preenchida
Por Plox
23/07/2025 12h49 - Atualizado há 9 dias
Os contribuintes que aguardam a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 poderão conferir nesta quinta-feira, dia 24 de julho, se estão incluídos no terceiro lote. A Receita Federal irá liberar a consulta ainda nesta semana e o pagamento está agendado para ocorrer no dia 31 de julho.

O depósito da restituição será feito diretamente na conta bancária indicada pelo contribuinte no momento da declaração, ao longo do próprio dia 31. Aqueles que não foram contemplados nos dois primeiros lotes, mas têm direito à restituição, podem aparecer neste ou nos dois lotes seguintes.
Ao todo, o terceiro lote prevê a restituição para contribuintes com e sem prioridade legal. Do montante reservado, R$ 1.780.688 serão direcionados especificamente para os grupos prioritários, que incluem 148.090 idosos acima dos 80 anos, 1.044.585 pessoas com idade entre 60 e 79 anos, 91.363 portadores de deficiência física ou mental e 496.650 profissionais do magistério, cuja principal fonte de renda vem da educação.
Além desses, também serão contemplados 4.764.634 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas ganharam preferência por utilizarem a declaração pré-preenchida ou por optarem pelo recebimento via PIX.
Para verificar se foi incluído na lista de contemplados, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar a opção “Consultar a Restituição”. Também é possível acompanhar o processamento da declaração por meio do extrato disponível no e-CAC, dentro do mesmo portal.
Quem desejar pode utilizar o aplicativo oficial da Receita, compatível com celulares e tablets, para acompanhar a situação da restituição ou do CPF.
Em casos de erro ou pendência, ainda há tempo para retificar a declaração pelo próprio site. Já o pagamento será realizado exclusivamente na conta do titular. Se o crédito não for efetuado, o contribuinte poderá reagendar o depósito acessando o site do Banco do Brasil (https://www.bb.com.br/irpf) ou entrando em contato pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (para deficientes auditivos). Será necessário informar o número do recibo da declaração e o valor da restituição para efetuar o reagendamento.
Caso o valor não seja resgatado em até um ano, será possível solicitar uma nova emissão pelo Portal e-CAC.
\"Os contribuintes com prioridade legal ou que utilizaram PIX ou declaração pré-preenchida têm maiores chances de receber neste lote\", destacou a Receita Federal.