Prefeitura de Ipatinga capacita 500 assistentes da Educação Especial
Capacitação valoriza experiências práticas, afeto e desenvolvimento profissional para ampliar a inclusão nas escolas municipais
Por Plox
23/07/2025 11h30 - Atualizado há 9 dias
Na Escola Municipal Márcio Andrade Guerra, no bairro Veneza, Ipatinga reuniu, ao longo de dois dias — 21 e 22 de julho — cerca de 500 Assistentes da Educação Especial para uma jornada intensa de capacitação organizada pela Secretaria Municipal de Educação.

Com o objetivo de aprimorar o trabalho desses profissionais e reforçar a qualidade da inclusão na rede municipal, a formação foi estrategicamente dividida em dois grupos: um participou na segunda-feira, e o outro na terça, permitindo maior aproveitamento das atividades propostas.

Durante a programação, foram trabalhados três eixos fundamentais: cognição, voltada ao desenvolvimento de habilidades e competências específicas; vivência, que promove o aprendizado por meio de práticas simuladas e experiências reais; e resultados, focando em mudanças efetivas no comportamento profissional e impactos positivos nos indicadores educacionais da cidade.

A secretária de Educação, Ana Cristina Neves Abreu, explicou que a intenção da capacitação é mais do que técnica:
“A proposta é inspirar esses profissionais por meio de exemplos reais, evidenciando a importância e a grandiosidade de sua função. Busca-se, assim, despertar sentido e protagonismo, alinhando afeto e técnica para garantir a qualidade da inclusão na rede municipal de Ipatinga”
.
A condução da formação ficou a cargo da psicopedagoga e psicomotricista Daniela Soares, especialista em aprendizagem com mais de duas décadas de experiência. Criadora do Método Afetar, Daniela se dedica a práticas educativas que exploram o potencial individual de cada criança, especialmente aquelas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e autismo.
A iniciativa reforça o comprometimento da Prefeitura de Ipatinga com uma educação cada vez mais humanizada e inclusiva, que não apenas abre portas às crianças com necessidades especiais, mas busca garantir que elas encontrem acolhimento, respeito e desenvolvimento no ambiente escolar.