Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

PT vai ao STF para impedir nomeação de Eduardo Bolsonaro

Lindbergh Farias acusa tentativa de driblar a Justiça e manter atuação política fora do país por meio de cargos estaduais

23/07/2025 às 10:20 por Redação Plox

Em meio a novos desdobramentos políticos, o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do partido na Câmara, apresentou uma petição ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando providências urgentes contra a possível nomeação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em cargos públicos estaduais.


Imagem Foto: Câmara dos Deputados

Segundo o documento encaminhado ao STF, a articulação envolveria governadores alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que estariam discutindo a colocação de Eduardo em cargos comissionados nas administrações estaduais. O movimento, afirma Lindbergh, buscaria legitimar sua permanência nos Estados Unidos, mesmo após o fim da licença parlamentar e com bens bloqueados por decisão judicial.


A petição faz referência direta ao Inquérito 4995 e à Ação Penal 2.668, que investigam a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Eduardo, de acordo com o documento, seria peça central nessas investigações, e sua nomeação seria uma forma de blindá-lo institucionalmente.


O parlamentar pede que o STF impeça, preventivamente, qualquer nomeação de Eduardo Bolsonaro em cargos de livre nomeação ou confiança em esferas estaduais, distritais ou municipais. Além disso, solicita o afastamento do parlamentar do exercício do mandato, caso se comprove o uso da função para continuidade de práticas sob investigação.


Também é requerido que governadores e o Distrito Federal se abstenham de nomeá-lo, sob risco de responsabilização penal e político-administrativa, além de encaminhamento do caso à Advocacia-Geral da União, à Procuradoria-Geral da República e ao Ministério Público Federal.


O documento enfatiza que a nomeação teria "finalidade espúria", permitindo a Eduardo manter-se financeiramente fora do país, justificar sua ausência e escapar de sanções penais. Lindbergh afirma que o deputado continua atuando nos Estados Unidos ao lado do comentarista Paulo Figueiredo, promovendo encontros com lideranças estrangeiras e apoiando medidas como o “tarifaço” econômico dos EUA contra o Brasil.


Governadores como Cláudio Castro (RJ), Tarcísio de Freitas (SP) e Jorginho Mello (SC) são apontados como articuladores da nomeação. A estratégia, segundo o peticionário, seria garantir um vínculo oficial com o serviço público, mesmo com o deputado atuando no exterior.


"A manobra configura uma tentativa de fraudar a jurisdição penal brasileira e manter uma atuação política irregular no exterior\

, sustenta Lindbergh no pedido. Para ele, é fundamental preservar a eficácia da Justiça e a soberania nacional diante de articulações com apoio externo e interesses políticos internos.

A medida chega num momento em que o STF analisa outras ações envolvendo Jair Bolsonaro e seus aliados, e reforça o embate institucional entre os poderes em torno da responsabilização por ações antidemocráticas.


Compartilhar a notícia

Veja também
Bolsonaro pede que Congresso aprove anistia para cabeleireira acusada por ato de 8 de janeiro
POLíTICA

Bolsonaro pede que Congresso aprove anistia para cabeleireira acusada por ato de 8 de janeiro

Débora Rodrigues, que escreveu frase em estátua da Justiça com batom, pode pegar 14 anos de prisão; ex-presidente apela ao Legislativo

Deputada Camila Jara revela câncer e pede licença da Câmara
POLíTICA

Deputada Camila Jara revela câncer e pede licença da Câmara

Aos 30 anos, parlamentar do PT-MS anuncia diagnóstico de câncer na tireoide e se afasta para cirurgia e tratamento

Eleições 2022
POLíTICA

Período eleitoral começa; saiba quem são os candidatos à presidência

Dos 12 candidatos que registraram a candidatura, Pablo Marçal desistiu

Manifestantes invadem o Congresso
POLíTICA

Manifestantes invadem o Congresso em Brasília; veja repercussão

Há relatos de que os manifestantes teriam entrado no STF e no Palácio do Planalto

Para você
POLíCIA

Polícia Militar prende jovem por tráfico de drogas e posse ilegal de arma em Córrego Novo

Ação ocorreu durante a Operação PMMG 250 anos - Pré Carnaval Seguro e resultou na apreensão de arma, munições, drogas e dinheiro.

AGÊNCIA BRASIL
SAúDE

Aumento de casos de VSR e Influenza preocupa Brasil

Especialistas destacam diferenças importantes entre os dois vírus que afetam diversas faixas etárias

LAZER

Histórias de racismo ganham voz em curta gravado no Vale do Aço

Inspirado em relatos reais, "Sobre Borboletas e Outras Histórias" conclui filmagens e avança para a fase final

acidente
FAMOSOS

Aleksandro, da dupla com Conrado, morre em acidente de ônibus

Outras cinco pessoas morreram e 11 ficaram feridas, mas não tiveram a identidade revelada