Bolsonaro avalia enviar Exército para combater queimadas na Amazônia

Medida deve ser tomada ainda nesta sexta (23)

Por Plox

23/08/2019 10h40 - Atualizado há mais de 4 anos

O presidente Jair Bolsonaro afirmou em entrevista coletiva nesta sexta-feira (23), que estuda enviar o Exército para combater as queimadas na Amazônia por meio de uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Segundo ele, a decisão será tomada conforme a urgência do problema ambiental. “É uma tendência (determinar uma GLO). A tendência é essa, a gente fecha agora de manhã”, afirmou.

De acordo com Bolsonaro, o tema tem sido debatido intensamente desde a quinta (22). “O que tiver ao nosso alcance nós faremos. O problema é recurso”, ressaltou, no Palácio da Alvorada.

Antônio Cruz/ Agência Brasil

Em despacho publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União, o presidente determinou que todos os ministérios, de acordo com suas competências, adotem “medidas necessárias ao levantamento e combate a focos de incêndio na região da Amazônia Legal para a preservação e a defesa da Floresta Amazônica, patrimônio nacional”.

Realizadas exclusivamente por ordem expressa do presidente da República, as missões de GLO ocorrem nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública. Nesses casos, as Forças Armadas agem por tempo limitado, com a finalidade de preservar a ordem pública, a integridade da sociedade civil e garantir o funcionamento regular das instituições.
 

Destaques