William Bonner faz declaração polêmica sobre a Amazônia e internet não perdoa: "não tem vergonha"

Apresentador é acusado de tomar posição política sobre queimadas na floresta

Por Plox

23/08/2019 14h11 - Atualizado há mais de 4 anos

William Bonner usou seu espaço no “Jornal Nacional”, desta quinta-feira (22), para fazer um esclarecimento sobre a repercussão internacional das queimadas na Floresta Amazônica nos últimos dias. O âncora do noticiário da TV Globo precisou corrigir alguns dos termos usados nas redes sociais e em outras reportagens sobre a forma que a floresta tem sido definida.

O jornalista utilizou os últimos minutos do principal telejornal brasileiro para explicar que o equívoco do secretário geral da ONU e outras organizações ao afirmarem que a Amazônia é o pulmão do mundo. Tal sentença, segundo o jornalista, contrariam as pesquisas que apontam que para a biodiversidade e o funcionamento do ecossistema, a maior floresta existente não pode ser considerada o pulmão da Terra, porque ela mesma consome a maior parte do oxigênio que produz.

William Bonner declarou que a maior parte do oxigênio consumido pelo ser vivo é produzida pela flora marítima e isso vai ser explicado em uma reportagem do “Jornal Nacional” que será exibida nesta sexta-feira (23), para contextualizar o grande desespero que tem tomado conta do mundo nos últimos dias, comovendo internautas, políticos e personalidades que opinam sobre o assunto.

Reprodução

No Twitter, parte da repercussão da fala do jornalista acabou sendo negativa, e o ex-marido de Fátima Bernardes acabou sendo acusado de tentar diminuir a gravidade da situação. “William Bonner querendo diminuir a gravidade das queimadas na Amazônia disse que a floresta Amazônica não é o pulmão do mundo, mas não muda o fato de Bolsonaro ser culpado pelas queimadas e aumento do desmatamento e alto o índice de poluição no país”, disparou um internauta. 

William Bonner foi detonado por parte do público por supostas posições políticas, já que o presidente Jair Bolsonaro tem sido cobrado de forma intensa por uma parcela pela população para que medidas sejam tomadas e o fogo seja controlado.
 

Destaques