Rio de Janeiro vai aplicar terceira dose de vacina contra a covid em Idosos

A informação foi confirmada pelo secretário de saúde do Rio, Daniel Soranz

Por Plox

23/08/2021 20h26 - Atualizado há mais de 2 anos

A prefeitura do Rio confirmou nesta segunda-feira (23) que vai aplicar a terceira dose da vacina contra a covid-19 em idosos. O início da terceira fase será para os que vivem em asilo. Quem afirmou foi o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, seguindo aquilo que o Comitê Científico do Rio já tinha orientado.

"É uma recomendação importante porque é o reforço para os idosos que tomaram as duas doses. [A vacina] é só para os idosos que fizeram a primeira dose na cidade do Rio de Janeiro e vai ser feita com vacinação heteróloga, independente de qual foi a primeira e segunda dose do idoso", explicou.

 

Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

 

No reforço serão aplicados apenas os imunizantes da Pfizer e AstraZeneca e só poderão receber os idosos de 60 anos ou mais. O secretário ainda explicou que apesar da nova etapa, a vacinação dos jovens e adolescentes não será comprometida na cidade. “É possível conciliar o reforço e, por isso, vai ser feito em paralelo", completou.

O Comitê Científico do Rio pretende ainda na próxima semana discutir sobre o intervalo de  tempo da aplicação da primeira e segunda dose da Pfizer. Mesmo sem previsão para a chegada de novas doses, a expectativa é de uma nova remessa ainda essa semana. Se isso se concretizar, o Rio retoma a vacinação de adolescentes, de 17 anos, que tiveram que ser paralisadas pela falta de doses. 

Destaques