Brasil recebe coração de Dom Pedro I em celebrações da Independência
O órgão que é mantido na cidade de Porto, em Portugal, ficará exposto ao público, no Palácio do Itamaraty em Brasília-DF
Por Plox
23/08/2022 19h26 - Atualizado há mais de 2 anos
Nesta terça-feira (23/08) foi realizada a cerimônia da chegada do coração de Dom Pedro I ao Palácio do Planalto na Praça dos Três Poderes em Brasília-DF, O evento é parte das celebrações do Bicentenário da Independência.
O órgão que é mantido na cidade de Porto, em Portugal, ficará exposto ao público, no Palácio do Itamaraty em Brasília-DF, de 25 de agosto até dia 5 de setembro. Esta é a primeira vez que o coração sai do país europeu e vem para o Brasil para participar da comemoração dos 200 anos de Independência do Brasil.
Veja o vídeo:
De acordo com informações do Itamaraty, a relíquia estará exposta a partir de quinta-feira (25), mas durante a semana o acesso será exclusivo para visitas escolares previamente agendadas. O público em geral poderá visitar aos sábados e aos domingos.
No mesmo local, uma exposição, em forma de "linha do tempo", mostra a vida e o legado de Dom Pedro I. A mostra foi organizada pela Biblioteca Nacional com a colaboração do Museu Imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro. A exposição será encerrada no 7 de setembro, quando acontece a celebração do aniversário da independência. No dia seguinte, o órgão faz sua viagem de volta.
O coração conservado em formol, há 187 anos, chegou na manhã desta segunda-feira (22/08) na Base Aérea de Brasília dentro da cabine de passageiros de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), junto de três autoridades portuguesas, além de um representante do governo brasileiro.
Na chegada ao Brasil, a relíquia foi recebida com honras militares dedicadas a chefes de Estado estrangeiros que vêm visitar o país.
O presidente Jair Bolsonaro (PL), acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro e de herdeiros da família imperial participaram da cerimônia. Na sequência, o órgão seguirá para exposição no Itamaraty.