Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Em Meio a Controvérsias, Bolsonaro é Homenageado em Minas Gerais

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpre agenda em Belo Horizonte na próxima segunda-feira (28/8)

23/08/2023 às 10:39 por Redação Plox

Na próxima segunda-feira, dia 28 de agosto, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) marcará presença em Belo Horizonte. Ele participará da cerimônia simbólica da posse da executiva do Partido Liberal (PL) de Minas Gerais. A nova liderança do partido estará nas mãos do deputado federal Domingos Sávio. A cerimônia contará com a presença de importantes figuras do PL e será realizada na Associação Médica de Minas Gerais (AMMG).

 

Créditos: Agência Brasil

Cidadão Honorário de Minas Gerais

Bolsonaro não estará na capital mineira apenas para a posse do PL. Durante sua estadia, ele será homenageado na Assembleia Legislativa (ALMG), recebendo o título de Cidadão Honorário do estado. Vale ressaltar que essa cidadania honorária foi concedida ao ex-presidente pelos deputados e sancionada pelo governador Romeu Zema (Novo) no ano de 2019, durante o primeiro ano de seu governo. Na mesma ocasião, foram agraciados com o título o então vice-presidente Hamilton Mourão e o ministro da Justiça e Segurança Pública à época, Sergio Moro, que atualmente são senadores. Entretanto, a cerimônia oficial de entrega não havia sido previamente marcada.

Contextualização e Defesa do Título

No panorama atual, o ex-presidente se encontra no epicentro de diversos inquéritos e tem seu nome vinculado a escândalos desde sua saída do comando do país. Apesar das controvérsias, ele busca manter-se ativo politicamente e entre seus apoiadores. Em resposta a essa situação, o deputado Coronel Sandro, autor do projeto que outorgou a cidadania honorária a Bolsonaro, defendeu a manutenção da honraria. Ele destacou: “O presidente Bolsonaro é inocente até que se prove o contrário, é isso que diz a Constituição. Ele é um dos melhores e mais populares presidentes da história do Brasil”. Sandro também mencionou a tentativa de atentado sofrida por Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018 em Juiz de Fora, reiterando o vínculo emocional que o ex-presidente frequentemente menciona com o estado: “O presidente em várias oportunidades diz que renasceu em Minas Gerais. Agora, Minas, por meio de seus representantes, vai formalizar esse renascimento, dando a ele a certidão que é o título de cidadão honorário”.

O deputado Coronel Sandro confirmou a presença do governador Zema no evento, embora o horário exato ainda esteja por ser definido.

Compartilhar a notícia

Veja também
para você
ECONOMIA

Mensalidade escolar em Minas Gerais deve subir 10% em 2025, o maior reajuste do país

Aumento reflete impacto da inflação, recuperação pós-pandemia e investimentos em infraestrutura e tecnologia

Foto: PREFEITURA DE PATROCÍNIO/DIVULGAÇÃO
GERAL

Após intoxicação alimentar em confraternização: Um morto e cinco hospitalizados em Patrocínio, MG

Investigação em andamento para identificar a causa da intoxicação que atingiu funcionários de empresa durante evento

carro
ECONOMIA

IPVA atrasado de 2022 já pode ser pago em até 12 parcelas

Opção também inclui a dívida de anos anteriores do imposto

copa do brasil
ESPORTES

Saiba quem Cruzeiro, Atlético e América enfrentarão na Copa do Brasil

O sorteio foi realizado na tarde desta segunda-feira