Prouni: resultados da 2ª chamada saem nesta sexta-feira

Os estudantes que participaram do processo seletivo devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para verificar se foram contemplados.

Por Plox

23/08/2024 10h02 - Atualizado há cerca de 2 meses

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta sexta-feira (23) o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o segundo semestre de 2024. Os estudantes que participaram do processo seletivo devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para verificar se foram contemplados. No entanto, até as 11h, a lista ainda não estava disponível.

Documentação necessária

Os candidatos pré-selecionados têm até o dia 4 de setembro para comprovar as informações fornecidas no momento da inscrição. Essa comprovação pode ser feita presencialmente ou de forma virtual, diretamente na instituição de ensino superior onde se inscreveram. A instituição deve fornecer um comprovante de entrega da documentação ao candidato e registrar a aprovação ou reprovação no Sistema Informatizado do Prouni. Também é responsabilidade da instituição emitir o termo de concessão de bolsa ou reprovação do candidato.

Bolsas e inscrições em 2024

Neste ano, o MEC disponibilizou 651.483 bolsas pelo Prouni, sendo que as oportunidades são divididas entre bolsas integrais (100%) e parciais (50%). Nas duas edições de 2024, o programa registrou 910.419 candidatos inscritos, resultando em mais de 1,8 milhão de inscrições, já que cada candidato pode escolher até dois cursos.

Cronograma e lista de espera

Após o período de comprovação de dados, será aberta a lista de espera para os interessados em bolsas de estudo ainda neste semestre. Para participar, os candidatos devem manifestar interesse nos dias 11 e 12 de setembro, por meio do site do Prouni. O resultado da lista será divulgado no dia 17 de setembro, e os pré-selecionados terão até o dia 26 do mesmo mês para entregar a documentação comprobatória nas instituições de ensino.

Regras para participação

O Prouni, criado em 2004, é voltado para estudantes sem diploma de nível superior, oferecendo bolsas de estudo em cursos de graduação e sequenciais em instituições privadas. Para concorrer a uma bolsa integral, a renda familiar bruta mensal per capita do candidato deve ser de até um salário-mínimo e meio (R$ 2.118 por pessoa em 2024). Já para as bolsas parciais, a renda familiar exigida é de até três salários mínimos (R$ 4.236 por pessoa em 2024).

O MEC disponibiliza o telefone 0800-616161 para esclarecer dúvidas sobre o programa.

Destaques