Lula terá semana de encontros internacionais, reunião ministerial e visita a Minas

Presidente receberá líderes estrangeiros, discutirá novos programas sociais e encerrará a semana em Contagem

Por Plox

23/08/2025 10h57 - Atualizado há cerca de 9 horas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma semana marcada por compromissos nacionais e encontros estratégicos com líderes internacionais.


Imagem Foto: Agência Brasil


Na segunda-feira (25), o chefe do Executivo brasileiro recebe no Palácio do Planalto o presidente da Nigéria, Bola Tinubu. Já na quinta-feira (28), será a vez do panamenho José Raúl Mulino ser recebido em Brasília. Essas reuniões seguem a linha de negociações que Lula vem promovendo para ampliar a presença dos produtos brasileiros em outros mercados, após os Estados Unidos imporem uma sobretaxa de 50% às exportações nacionais. Exemplo disso foi o encontro recente, no dia 18, com o presidente do Equador, Daniel Noboa.



A terça-feira (26) será dedicada a uma reunião ministerial, apenas a segunda de 2025. O encontro vai definir ações prioritárias para o segundo semestre. Entre as pautas em discussão estão o lançamento de um programa de crédito habitacional destinado a reformas em moradias de famílias de baixa renda e a reformulação do Auxílio Gás, que passará a se chamar “Gás para Todos”.


No dia seguinte, Lula assina o decreto que regulamenta a TV 3.0, sistema que trará imagens em alta definição, som imersivo e maior integração com a internet. A previsão é que as primeiras transmissões ocorram durante a Copa do Mundo de 2026.



Na quinta-feira (28), o presidente também se reúne com governadores de estados que concentram os biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal. O encontro discutirá medidas para enfrentar os incêndios florestais que se intensificam no período de estiagem.


A semana será encerrada em Minas Gerais. Na sexta-feira (29), Lula estará em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde deve visitar as obras do Corredor da Avenida Maracanã e anunciar projetos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), especialmente nas áreas de Mobilidade Urbana Sustentável e Renovação de Frota.



“Estamos focados em medidas para o segundo semestre, com atenção especial à população de baixa renda e às demandas regionais”, afirmou o presidente durante a preparação da agenda

Destaques