Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

STF impõe nova pena a Carla Zambelli por porte ilegal de arma

Deputada é condenada a mais de cinco anos de prisão por perseguição armada na véspera das eleições de 2022

23/08/2025 às 10:14 por Redação Plox

O Supremo Tribunal Federal decidiu, nesta sexta-feira, condenar a deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) a cinco anos e três meses de prisão. A sentença foi determinada por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com uso de arma, em decorrência de um episódio ocorrido às vésperas do segundo turno das eleições de 2022.


Imagem Foto: ALMG

Durante a campanha presidencial, Zambelli foi flagrada perseguindo, armada, um apoiador do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva pelas ruas de São Paulo. O caso foi analisado pelo plenário virtual do STF, onde nove ministros votaram pela condenação, enquanto dois divergiram, reconhecendo que a Corte não teria competência para julgar o caso. O relator da ação, ministro Gilmar Mendes, considerou que a conduta da parlamentar apresentou um “elevado grau de reprovabilidade”.


Essa nova sentença se soma a uma outra condenação sofrida por Zambelli em maio deste ano, quando recebeu pena de dez anos de prisão por invadir sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com as duas condenações acumuladas, a situação da parlamentar se complica juridicamente. Atualmente, ela está detida na Itália e aguarda o desenrolar do processo de extradição para o Brasil.


Além da condenação criminal, o STF também determinou a perda de seu mandato parlamentar, decisão que será agora avaliada pela Câmara dos Deputados. A análise caberá ao Congresso, já que, segundo a Constituição, somente o Legislativo tem competência final sobre a cassação de mandatos.


A defesa de Carla Zambelli, por meio do advogado Fábio Pagnozzi, manifestou repúdio à decisão da Corte e alegou que houve vícios no processo.
“A deputada reafirma sua inocência e que é vítima de perseguição política, justo às vésperas de seu pedido de extradição, em um julgamento recorde”, declarou a nota oficial.

A equipe jurídica sustenta que o STF não teria competência para julgar o caso por se tratar, segundo eles, de matéria administrativa, e argumenta ainda que a arma estava legalmente registrada em nome da deputada e que ela agiu em legítima defesa diante de ameaças.


A condenação reacende o debate sobre a atuação do Supremo em casos envolvendo parlamentares e a relação entre os poderes Legislativo e Judiciário. Enquanto isso, Zambelli segue sob custódia em território europeu, aguardando os desdobramentos jurídicos tanto no Brasil quanto na Itália.


Compartilhar a notícia

Veja também
Juiz que libertou réu com 86 crimes é casado com Marcia Tiburi
POLíTICA

Juiz que libertou réu com 86 crimes é casado com Marcia Tiburi

Decisão que soltou jovem com extensa ficha criminal gera polêmica e levanta questionamentos sobre atuação de magistrado com histórico político

 Foto: José Cruz/Agência Brasil
POLíTICA

TSE atualiza normas eleitorais para enfrentar desinformação nas Eleições 2024

Novas regras permitem uso de IA em propagandas, desde que não divulguem conteúdos falsos ou manipulados

STF entra na fase final do julgamento de Bolsonaro e aliados
POLíTICA

STF entra na fase final do julgamento de Bolsonaro e aliados

Decisão sobre ex-presidente e sete aliados deve sair em setembro; relator Moraes é alvo de sanção dos EUA sob Lei Magnitsky

Cleitinho afirma que governará com humanidade e não com letramento em Minas Gerais
POLíTICA

Cleitinho afirma que governará com humanidade e não com letramento em Minas Gerais

Senador, pré-candidato ao governo de Minas, destaca a importância de focar nas necessidades do estado e reafirma compromisso com o povo

para você
futplox
ESPORTES

FutPlox: Cruzeiro perde 100% de aproveitamento como mandante e Atlético e América vencem por 1x0

Confira todos os detalhes dos jogos dos times mineiros ao vivo no Futplox

Recém-nascido surpreende ao vir ao mundo com DIU na mão após falha de contraceptivo
SAúDE

Recém-nascido surpreende ao vir ao mundo com DIU na mão após falha de contraceptivo

Mãe usava o método contraceptivo há dois anos e não pôde retirar o dispositivo durante a gestação por risco ao bebê

afonso.jpg
FAMOSOS

Cachorro caçula de Anitta morre e artista desabafa: "Não consigo acreditar"

Afonso era da raça schnauzer, foi adotado por Anitta e tinha um problema cardíaco

azul
LAZER

Azul realiza voo inaugural para Salinas, com saída de Confins

Companhia amplia sua operação de aviação regional com rota ligando um dos principais hubs da Azul a Salinas, cidade do Vale do Jequitinhonha, ao norte de Minas Gerais