Papa Leão XIV anuncia cirurgia para retirada de nódulo no pulmão
Procedimento está previsto para os primeiros dias da próxima semana, em hospital de Roma, após recomendação da equipe médica.
Os Correios abriram uma nova fase do programa de desligamento voluntário para empregados da estatal. As adesões ao Plano de Desligamento Voluntário Específico (PDV-E), iniciado na quinta-feira (20), poderão ser feitas até 30 de setembro. A medida ocorre após o resultado da etapa anterior ficar abaixo da meta estabelecida pela empresa.
Nova fase do plano foi concebida para atender às adequações da reestruturação da empresa
Foto: • Fotográfo/Agência Brasil
Na fase anterior, 3.181 empregados aderiram ao desligamento, o equivalente a 31% do público-alvo informado pelos Correios. Com uma procura menor que a prevista, a economia projetada pela estatal ficou em aproximadamente 40% do valor inicialmente estimado com o programa.
O novo PDV-E faz parte do processo de reestruturação dos Correios para o período de 2025 a 2027. A estatal afirma que o plano busca reduzir custos fixos e ajustar sua estrutura diante da situação financeira e das mudanças no mercado postal.
Documentos oficiais dos Correios registram previsão de até 10 mil desligamentos voluntários em 2026, com potencial de chegar a 15 mil até 2027. A empresa também prevê incentivos financeiros aos trabalhadores que se enquadrarem nas regras do programa e optarem pela saída.
A etapa anterior do programa teve o período de adesão prorrogado até abril deste ano. Com o resultado abaixo do esperado, os Correios decidiram criar a nova fase, adaptada às medidas previstas no plano de reorganização da estatal. As informações e regras específicas do PDV-E foram comunicadas internamente aos empregados.
O Plano de Reestruturação dos Correios está previsto para durar até 2027 e reúne ações de estabilização financeira, reorganização das operações e retomada do crescimento. O número efetivo de desligamentos nesta nova etapa dependerá das adesões realizadas até o fim de setembro.