Ex guerrilheiro de Força Revolucionária da Colômbia é encontrado no Brasil

Segundo a PF, o colombiano morava em Fortaleza, em um duplex de luxo com a esposa e de duas filhas

Por Plox

23/09/2019 12h40 - Atualizado há mais de 4 anos

Foi preso pela Polícia federal (PF), na última terça-feira (17), o colombiano Guillermo Amaya Ñungo, de 55 anos, ex-guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Segundo o site G1, a prisão ocorreu no momento em que Guillermo chegava a uma escola no Bairro Messejana, em Fortaleza, capital do estado do Ceará, para buscar a filha adolescente.

farc-procurado-preso-fortalezaFoto: reprodução.

Segundo o chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), delegado Samuel Elânio, a PF no Ceará recebeu uma informação sobre a suspeita da presença do ex-guerrilheiro no início do mês. A informação veio após investigações da Coordenação de Repressão a Entorpecentes da PF, em Brasília, e do Drug Enforcement Administration (DEA, ou Órgão para Combate das Drogas, em inglês), do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Guillermo era procurado pelas autoridades da Colômbia e dos Estados Unidos, apontado como chefe de uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas.

De acordo com o delegado, o colombiano estaria usando um nome falso e entrou no Brasil pelo município de Pacaraima, em Roraima, na fronteira com a Venezuela. Durante o interrogamento, o indivíduo disse que estava em Fortaleza há três meses, em um duplex de luxo com a esposa e duas filhas.

Ainda segundo o delegado, o colombiano não explicou como mantinha a vida de alto padrão na capital cearense e alegou que estava com dificuldades financeiras. Guillermo está preso na Superintendência da PF no Ceará e está à disposição da Justiça norte-americana.
 

Destaques