Brasil

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Usiminas explica que não houve explosão na usina de Ipatinga

    Ainda na noite dessa terça-feira (22), a empresa emitiu uma nota após perceber que os boatos estavam ganhando grande repercussão

    Por Plox

    23/09/2020 13h11 - Atualizado há mais de 3 anos

    Moradores da cidade de Ipatinga-MG, nas proximidades da usina siderúrgica da Usiminas, relataram que na noite de ontem (22), teriam ouvido um forte ruído que parecia ser proveniente das instalações da companhia.

    Como de costume nas redes sociais, vários usuários começaram a escrever “notícias” calamitosas. Neste terreno onde os boatos nascem e crescem com facilidade, muitas pessoas se encarregaram de compartilhar as “informações”, sem nenhum cuidado prévio de apurar a veracidade.

    O Grupo Usiminas é um dos maiores do país. No último dia 26 de agosto, a empresa contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do governador do Estado, Romeu Zema (Novo), para religar um equipamento. A alta relevância da companhia no cenário econômico a deixa como foco e alvo de todo tipo de especulação.

    sergio leite e bolsonaro (1)Foto: Marcos Corrêa / PR

     

    Ainda na noite dessa terça-feira (22), a empresa emitiu uma nota após perceber que os boatos estavam ganhando grande repercussão. Segundo a nota, de fato houve a incidência que gerou um forte ruído e chamas no topo do Alto-Forno 1, que estava em manutenção no momento.

    usiminas-ipatingaFoto: reprodução redes sociais

     

    A siderúrgica também informou que, diferentemente das mensagens que circulavam nas redes sociais, o fato não gerou várias vítimas como foi amplamente compartilhado.

    Na manhã desta quarta-feira (23), alguns boatos ainda persistiam.

    "A Usiminas informa a ocorrência de um incidente no Alto-Forno 1, na noite desta terça-feira (22). O equipamento estava em operação e, após passar por manutenção, ocorreu uma anormalidade no processo causando emissão de ruído e chama no topo, percebidos na área externa da usina. O evento foi rapidamente controlado pela equipe técnica. Houve o registro de uma pessoa com ferimento leve, atendida imediatamente e liberada em seguida”, diz a nota.

    Outro caso

    Em 2018, um grande estrondo foi ouvido em toda a cidade, quando houve a explosão do gasômetro da Usiminas. Naquele episódio também começaram a circular várias mensagens catastróficas. Algumas chegavam a mencionar centenas de mortos. Os fatos foram esclarecidos e esses boatos foram dizimados.

    “É um absurdo! Um vizinho aqui passou perto de mim dizendo que ele mesmo tinha visto um monte de homens mortos no chão. As pessoas gostam de criar calamidade, mas depois a mentira é esclarecida e elas simplesmente ficam quietinhas, como se nunca tivessem falado nada”, afirmou uma dona de casa.

    Bolsa de valores 

    As ações do Grupo Usiminas na bolsa de valores está entre as que mais geram negócios. Isso pode levar algumas pessoas à tentação de promover os boatos para tentar forçar a queda do valor das ações. Em seguida,  eles compram essas ações com o preço menor, para revendê-las pelo preço normal no dia seguinte, quando tudo for esclarecido.


     
    bolsa usiminasVariação das ações da Usiminas na manhã desta quarta-feira (23).

     

    Nos últimos anos, houve uma mudança no perfil dos investidores na bolsa de valores, que era restrito à as pessoas de alto poder aquisitivo. Atualmente, isso mudou e investir na bolsa se tornou possível à praticamente qualquer cidadão
     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]