Ipatinga: 12º Departamento inicia a utilização projeto de gravação de depoimentos

projeto piloto para gravação de depoimentos foi desenvolvido pela Superintendência de Informação e Inteligência Policial e com a autorização do chefe da Polícia Civil, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva

Por Plox

23/09/2021 09h39 - Atualizado há mais de 3 anos

Nessa quarta-feira (22), a Polícia Civil de Minas Gerais iniciou no 12º Departamento de Polícia em Ipatinga a implantação, via PCnet, do sistema de gravação de oitivas (fase de testes). O projeto piloto para gravação de depoimentos foi desenvolvido pela Superintendência de Informação e Inteligência Policial e com a autorização do chefe da Polícia Civil, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva.

A ferramenta está sendo implantada no 12º Departamento de Polícia Civil de Ipatinga, simultaneamente em quatro sedes de delegacias regionais: Caratinga, Manhuaçu, Ipatinga e Ponte Nova, que passarão a contar com mais essa importante ferramenta.

Na sede do departamento de Ipatinga, o primeiro depoimento já foi realizado. O delegado regional de Caratinga, Ivan Lopes Sales, agradece o empenho do chefe do 12º Departamento, delegado-geral, Gilmaro Alves Ferreira, na implantação das oitivas em áudio e vídeo nas investigações. “Entendemos como um avanço importante, vez que otimiza os trabalhos investigativos e proporciona uma maior credibilidade na produção da prova, oferecendo aos órgãos de justiça extrair exatamente a interpretação do que foi dito pelas partes ouvidas por meio da gravação”, destacou ainda. Ivan Lopes parabeniza ainda ao Superintendente de Informações e Inteligência Policial pela disponibilização do sistema de gravação por meio do PCnet.

Chefe do 12º Departamento, delegado-geral, Gilmaro Alves Ferreira acompanhando depoimento ao lado da escrivã/Foto: Divulgação PC
Foto: Divulgação PC

 

“A iniciativa do depoimento em áudio-vídeo no bojo dos inquéritos policiais, tal qual já ocorre nas audiências no Judiciário, simplifica, desburocratiza e otimiza os recursos humanos. É mais uma iniciativa da nova PCMG, moderna e eficiente, focada na atividade fim: apuração criminal de excelência”, pontuou o delegado regional em Manhuaçu,  Felipe de Ornelas Caldas.

O delegado regional em Ponte Nova, Carlos Roberto Souza, também destacou a importância do projeto. “Oitivas por videoconferência serão o verdadeiro salto em otimização e qualidade em nossos serviços. Agora, teremos registrado em áudio e vídeo tudo o que for falado por um autor de crime quando for ouvido pelo delegado. Da mesma forma, uma testemunha não poderá desdizer em juízo o que apresentou em nossa fase de investigação. Teremos mais transparência em nossos serviços. É garantia para nossos policiais e para o cidadão mineiro”.
 

Destaques