Navio cargueiro inovador no Brasil: Velejando com soja até a Europa

O desembarque do inovador "Pyxis Ocean" em terras brasileiras

Por Plox

23/09/2023 22h02 - Atualizado há cerca de 1 ano

Assim que uma das imponentes velas de 37,5 metros de altura começou a levantar no porto de Paranaguá, no Paraná, Kisoulini Sakshi, de 20 anos, não pôde conter o entusiasmo. "Veja! Veja!", disse para Sakshi Wadekar, sua colega de 22 anos. As duas fazem parte da tripulação de 21 pessoas do Pyxis Ocean, um graneleiro com 229 metros de extensão, vindo diretamente de Singapura. São as únicas mulheres a bordo.

 

 

Navio com asa gigante — Foto: Divulgação/Cargill

 

As "Asas de Vento" e a Missão de Transportar Soja Brasileira

O navio foi fretado pela multinacional Cargill com a missão de transportar 60 mil toneladas de farelo de soja até a Polônia. Mas o que faz essa embarcação tão especial são suas "WindWings" — literalmente, "asas de vento". Paulo Sousa, presidente da Cargill para a América do Sul, esclarece que esta iniciativa "é tentativa da indústria marítima de descarbonizar as viagens transatlânticas". O objetivo da Cargill é ambicioso: reduzir em 30% as emissões de carbono de sua frota até 2030, alinhado com as metas do Acordo de Paris para 2050.

 

Tecnologia e Sustentabilidade em Alto-Mar

Velas Tecnológicas: O Como e o Porquê

As WindWings são manejadas por um software específico e cada uma pesa nada menos que 200 toneladas. Levam cerca de 20 minutos para serem completamente erguidas e atingirem seus 37,5 metros de altura. O engenheiro-chefe Rajan Ranjta expressa o sentimento da tripulação: "Todo o mundo ficou curioso para ver o funcionamento das velas. O mundo precisa reduzir as emissões de carbono. Então isso [a viagem] é uma boa coisa". Segundo o capitão Suraj Vaidya, as velas foram utilizadas apenas quando havia condições climáticas favoráveis.

 

Desafios e Futuras Perspectivas

Segundo Paulo Sousa, a tecnologia ainda está em fase de testes e não há garantia de que será implementada em outras embarcações da frota da Cargill. "O combustível utilizado atualmente, o red fuel, é um óleo pesado, bruto. A vela vai ser a solução final? Não vai", afirma, deixando claro que a tecnologia serve como uma alternativa para economizar combustível e reduzir emissões por enquanto.

 

A Participação Feminina e a Recepção em Terras Brasileiras

Mulheres a Bordo: A Experiência de Kisoulini e Sakshi

Para Kisoulini Sakshi e Sakshi Wadekar, a viagem tem um significado especial. Ambas são formadas em ciências da navegação e a presença em um ambiente predominantemente masculino não parece ser um problema. "Eu tenho orgulho de fazer parte disso", diz Kisoulini. Sakshi adiciona que ela faz parte de uma ONG que visa incluir mais mulheres em trabalhos em navios de carga.

O Impacto em Paranaguá

O Pyxis Ocean atraiu a atenção de autoridades e da população local. "É um evento único e precisávamos aproveitar", disse um membro da tripulação, ressaltando o entusiasmo tanto dos brasileiros com a novidade quanto da tripulação indiana com os visitantes no porto.

O Pyxis Ocean marcou sua presença no Brasil não apenas como uma inovação tecnológica na indústria marítima, mas também como um símbolo de como a sustentabilidade e a inclusão podem caminhar juntas em águas internacionais.

Destaques