Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Ex-diretor ligado ao 'Careca do INSS' é solto após pagar fiança

Rubens Costa foi preso em flagrante durante a CPMI do INSS por falso testemunho e liberado horas depois; ele é apontado como peça-chave no esquema de fraudes contra aposentados

23/09/2025 às 15:24 por Redação Plox

O economista Rubens Oliveira Costa, ex-diretor de empresas envolvidas no esquema investigado pela CPMI do INSS, foi libertado durante a madrugada desta terça-feira (23), após pagar fiança. A prisão em flagrante havia sido decretada na noite anterior pelo presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), sob acusação de falso testemunho.


Imagem Foto: Carlos Moura/Agência Senado


Costa foi detido após mais de sete horas de sessão, durante a qual parlamentares da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito apontaram seu envolvimento direto nas fraudes contra aposentados e pensionistas. Segundo a Polícia Federal, ele atuava em empresas ligadas a Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como 'Careca do INSS', considerado um dos principais articuladores do esquema.


Além das ligações com o “Careca”, Rubens também estaria vinculado a empresas ligadas a Thaisa Hoffmann Jonasson, companheira do ex-procurador do INSS Virgílio Ribeiro de Oliveira Filho. Durante o depoimento, o relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), destacou a atuação de Costa em várias empresas investigadas e acusou o economista de ocultar documentos essenciais.


A detenção foi apoiada por outros parlamentares, como o vice-presidente da CPMI, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), que classificou a participação de Rubens como “inequívoca”. Apesar de estar amparado por um Habeas Corpus do Supremo Tribunal Federal, que garantia o direito ao silêncio, Costa acabou sendo questionado por cerca de 30 congressistas e respondeu apenas a poucas perguntas.


Durante a sessão, ele admitiu ter entregue R$ 949 mil em espécie a Camilo Antunes, mas afirmou desconhecer qualquer parlamentar que tenha se beneficiado do esquema.


Outros deputados solicitaram a convocação de ex-assessores supostamente envolvidos com o grupo investigado. Entre os nomes estão Gustavo Marques Gaspar, ex-assessor do senador Weverton (PDT-MA), e Paulo Augusto de Araújo Boudens, ex-assessor do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).


A CPMI ainda planeja ouvir nesta quinta-feira (25) o próprio “Careca do INSS”, preso desde o último dia 12. Inicialmente ele havia faltado à audiência marcada para o dia 15, mesmo após concessão de Habeas Corpus, mas decidiu comparecer após pressão dos parlamentares.


A mulher e o filho de Camilo Antunes também foram convocados, mas não prestaram depoimento, amparados por decisões judiciais. Já outros nomes apontados como sócios, como Milton Salvador de Almeida Júnior e Rubens Costa, negaram qualquer vínculo societário com o acusado principal.


Compartilhar a notícia

Veja também
 Foto: Alan Santos/Presidência da República
POLíTICA

Polícia Federal indicia Bolsonaro e mais 16 pessoas por fraude em cartão de vacinação Covid-19

Investigação aponta inserção de dados falsos em sistema público para burlar restrições sanitárias; ex-presidente e filha estão entre os envolvidos.

Bolsonaro admite não ter provas de supostas fraudes em urna eletrônica
POLíTICA

Bolsonaro admite não ter provas de supostas fraudes em urna eletrônica

TSE e outros órgãos independentes já explicaram diversas vezes que o sistema é auditável e seguro

Deputados discutem inclusão de autistas e cobram ação do governo Zema
POLíTICA

Deputados discutem inclusão de autistas e cobram ação do governo Zema

Parlamentares, defensores e especialistas cobram políticas públicas efetivas e criticam despreparo das redes de saúde e educação para acolher autistas

POLíTICA

Lula deseja sucesso a Trump e reforça compromisso do Brasil com a paz

Presidente brasileiro destaca parceria histórica com os EUA e aborda reforma ministerial durante reunião com ministros.

para você
Fabriciano e Sebrae promovem nesta segunda congresso sobre Educação Inclusiva
EDUCAçãO

Fabriciano e Sebrae promovem nesta segunda congresso sobre Educação Inclusiva

Evento reúne especialistas nacionais e profissionais da rede municipal no Centro Cultural Usiminas para debater práticas e metodologias inovadoras

Abate de bovinos cai no 2° trimestre, enquanto de frangos e suínos cresce
ECONOMIA

Abate de bovinos cai no 2° trimestre, enquanto de frangos e suínos cresce

O abate de suínos somou 13,03 milhões no 2° trimestre de 2021

corpo
POLíCIA

Homem é encontrado morto em residência abandonada em Governador Valadares

Polícia investiga o caso de Joel Velita, encontrado em imóvel no bairro Carapina

arlequina
LAZER

Esquadrão Suicida lidera bilheterias no final de semana de estreia

Em cartaz nos cinemas brasileiros desde 5 de agosto, novo longa de James Gunn acumula bilheteria de R$ 7,2M