Temporal provoca destruição e mecânico perde carro em São José dos Campos após galho despencar

Após ventania intensa atingir a cidade, galho de árvore caiu sobre veículo de trabalhador, que havia decidido usar o carro apenas por causa da chuva

Por Plox

23/09/2025 14h27 - Atualizado há 17 dias

A manhã de terça-feira (23) começou com equipes da Prefeitura de São José dos Campos atuando na remoção dos estragos deixados pela tempestade da véspera, que trouxe ventos de até 109 km/h e causou danos por toda a cidade. Pelo menos 38 árvores e galhos caíram em diferentes pontos, segundo informações da Defesa Civil municipal.


Imagem Foto: Reprodução de vídeo


Entre os atingidos pelo fenômeno, o mecânico Alisson Vinícius viveu um prejuízo doloroso. Acostumado a usar a moto para se locomover até o trabalho, ele abriu exceção na segunda-feira (22) devido à chuva forte e decidiu ir de carro. O que seria uma escolha prática, acabou virando um pesadelo. No bairro Jardim Oswaldo Cruz, um galho despencou sobre o veículo, deixando-o completamente destruído.



“Eu sempre vou de moto para o trabalho. Uso o carro só para levar meu filho na escola e nos fins de semana. Mas ontem decidi ir com ele porque estava chovendo e eu não queria me molhar”, contou Alisson. O veículo não possuía seguro, o que agrava ainda mais a situação. Da janela do trabalho, ele presenciou o momento em que o galho caiu sobre seu automóvel.
“Eu vi na hora que a árvore caiu. Vi da janela do trabalho. Já deu um desespero. A ficha nem caiu ainda”

, relatou.


O carro já foi removido do local, mas Alisson ainda não conseguiu levá-lo a uma oficina. Ele acredita que os danos são tão severos que será difícil recuperá-lo: “A estrutura dele ficou muito danificada. É muito provável que não tenha mais o que fazer com o carro”.


Na mesma rua, outros quatro veículos também foram atingidos. Felizmente, ninguém ficou ferido.


Enquanto isso, a cidade segue contabilizando os prejuízos. Além das árvores derrubadas, uma explosão de poste e a queda parcial da fachada de uma unidade da Santa Casa foram registrados. A chegada da primavera foi marcada por ventania intensa em todo o Vale do Paraíba. Às 14h55 da segunda-feira, a Defesa Civil estadual emitiu um alerta severo para a região, avisando sobre o risco de temporais, ventos fortes, destelhamentos e quedas de árvores. A notificação chegou por celular com som estridente e vibração, avisando para que a população buscasse abrigo.


A expectativa da Prefeitura é que os trabalhos de limpeza e recuperação sigam ao longo dos próximos dias.


Destaques