Prolongar o tempo no vaso sanitário eleva riscos de prolapso retal
Especialistas alertam sobre os perigos de ficar excessivamente sentado no banheiro, principalmente enquanto usa o celular ou lê.
Por Plox
23/10/2023 07h18 - Atualizado há mais de 1 ano
Quantas vezes nos pegamos demorando no vaso sanitário, distraídos com o celular ou com uma leitura? Embora possa parecer inofensivo, essa prática pode contribuir para o desenvolvimento do prolapso retal. Esse problema ocorre quando uma parte da parede do reto, a porção final do intestino grosso, se protrai pelo ânus.

A cirurgiã coloproctologista Bruna Vailati, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, detalha que os prolapsos podem se manifestar de diferentes maneiras: "Alguns podem ser apenas da mucosa ou hemorroidários, resultando em um aumento de volume na região."
Causas e consequências
A condição é mais recorrente em idades extremas, como em bebês e idosos, conforme explica o coloproctologista Pedro Popoutchi, da BP - Beneficência Portuguesa de São Paulo. As causas são diversificadas, incluindo alterações anatômicas, neuropatias, fissuras anais e fatores externos, como esforço excessivo durante a evacuação.
Popoutchi ainda ressalta que distúrbios neurológicos, desnutrição e traumas no assoalho pélvico são alguns dos fatores que podem induzir o prolapso. Os sintomas variam, mas frequentemente surgem durante a evacuação, podendo causar desconforto, umidade, dermatites e até sangramentos.
Prevenção e tratamento
A relação do vaso sanitário com o prolapso é clara. Bruna indica que permanecer sentado por longos períodos, seja por constipação, esforço ou distração, eleva a pressão na região, comprometendo a sustentação do reto. Isso potencializa o risco de prolapsos e pode agravar os sintomas associados.
Ela enfatiza a importância de ser objetivo ao usar o banheiro: "Não há um tempo específico a ser seguido, mas após terminar a necessidade, é crucial fazer a higiene e sair, sem prolongar a estadia."