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A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recebeu, na manhã dessa terça-feira (22/10), representantes da empresa que terá a concessão da BR-381/MG, por 30 anos, no trecho com início em Belo Horizonte/MG, no entroncamento com a BR-262/MG (p/ Sabará) até o entroncamento com a BR-116/MG (Governador Valadares/MG), com extensão total de 303,4 km. A empresa 4UM Investimentos foi vencedora no processo licitatório da BR-381/MG, realizado em agosto desse ano. A reunião foi o primeiro passo oficial para alinhar os detalhes e expectativas do contrato, firmado após o leilão. Segundo a Antt, “deve dar início aos trabalhos em breve”.
Na reunião, os representantes da empresa apresentaram informações acerca do processo para dar início às atividades previstas em contrato para a BR-381/MG. O grupo teve também a oportunidade de alinhar expectativas junto ao corpo técnico da Agência para que os serviços sejam realizados com eficiência, trazendo melhorias para os usuários do sistema rodoviário concedido, que compreende trecho com início em Belo Horizonte/MG, no entroncamento com a BR-262/MG (p/ Sabará) até o entroncamento com a BR-116/MG (Governador Valadares/MG), com extensão total de 303,4 km.
Foto: Jeff D'avila/AESCOM ANTT.
O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, agradeceu a visita do grupo e afirmou que a equipe técnica da Agência está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas para que a rodovia possa, enfim, receber os investimentos que precisa.
Já o presidente da 4UM, Leonardo Boguszewski, afirmou que o grupo estudou muito o sistema rodoviário antes de participar da licitação. “Foram quase dois anos de estudo para estarmos preparados para o trabalho. Estamos prontos”, afirmou.
Segundo a ANTT, a Agência está sempre aberta aos concessionários, empresas e outros órgãos que precisem de assistência da Agência para a operação das rodovias federias concedidas.
Benefícios
A rodovia receberá mais de R$ 9 bilhões em investimentos (Capex e Opex). Entre as melhorias previstas estão 134,27 quilômetros de duplicação (27,3 km de obras remanescentes e 106,44 km de novos trechos), 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, além de áreas de escape, 1 Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres; 166 pontos de ônibus, 15 passagens de fauna e rampa de escape.
Todos os municípios que fazem parte da referida malha rodoviária serão beneficiados pelo empreendimento (diretamente e indiretamente): Antônio Dias; Barão de Cocais; Bela Vista de Minas; Belo Horizonte; Belo Oriente; Bom Jesus do Amparo; Caeté; Coronel Fabriciano; Governador Valadares; Ipatinga; Jaguaraçu; João Monlevade; Nova União; Naque; Nova Era; Periquito; Sabará; Santa Luzia; Santana do Paraíso; São Gonçalo do Rio Abaixo; Timóteo.
Além disso, a concessão oferecerá um Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a opção de pagamento automático para motoristas, por meio do uso de TAGs. Usuários frequentes são aqueles que percorrem trechos da rodovia diversas vezes por mês, como no caso de pessoas que residem e trabalham em cidades próximas.
O projeto de concessão tem a estimativa de 79.688 empregos diretos, indiretos e efeito-renda.
Praças de Pedágio
Estão previstas 5 praças de pedágio distribuídas da seguinte forma:
Caeté/MG
João Monlevade/MG
Jaguaraçu/MG
Belo Oriente/MG
Governador Valadares/MG.
Inovações
O projeto desta concessão tem uma série de inovações. Podemos destacar:
Desconto de 5% para usuários de dispositivos de pagamento eletrônico
Pontos de parada para caminhoneiros
Estoque de melhorias, com a possibilidade de execução de obras ao longo da concessão
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