Bombeiros realizam parto de emergência em casa em Coronel Fabriciano
Bebê nasceu com quase 3Kg
Por Plox
23/10/2024 16h07 - Atualizado há 8 meses
Três militares do Corpo de Bombeiros ajudaram a realizar o parto de uma mulher, na casa dela, em Coronel Fabriciano, na madrugada de domingo (20). Eles foram acionados pela família e ao chegarem ao local, se deparam com a mãe, de 32 anos, já em trabalho de parto. O bebê, um menino, nasceu com 2,950 Kg. O soldado João Lucas, um dos militares que atenderam à ocorrência, conversa ao vivo com o Plox.
Procedimentos de segurança e cuidados com o bebê
Quando os militares chegaram, o bebê já estava coroando. Segundo o boletim de ocorrências, com o uso do kit parto, os militares fizeram os procedimentos necessários. Durante a fase de expulsão do bebê, os bombeiros aplicaram uma leve pressão na cabeça do menino e no períneo da mãe, com o objetivo de evitar uma expulsão rápida e garantir a segurança tanto da mulher quanto do recém-nascido. Assim que o bebê passou pelo canal vaginal, começou a chorar espontaneamente, o que indicou que não havia obstrução nas vias aéreas, eliminando a necessidade de aspiração.

Aquecimento e cuidados pós-parto
Logo após o nascimento, a equipe secou e aqueceu o recém-nascido, assegurando seu bem-estar. O clampeamento e o corte do cordão umbilical foram realizados de forma segura, e a placenta foi acondicionada em um saco plástico para ser transportada junto com a mãe e o bebê ao hospital.

Condução ao hospital e avaliação médica
Os bombeiros encaminharam mãe e filho para o pronto atendimento do Hospital Márcio Cunha. Ao ser avaliado, o recém-nascido apresentou sinais vitais normais e seu estado de saúde foi considerado estável. A mãe, que estava na 39ª semana de gestação e com o pré-natal em dia, também foi levada para o hospital para cuidados pós-parto. Ambos ficaram sob observação médica.