Com o anúncio de novas pré-candidaturas ao Palácio do Planalto, o cenário para as eleições presidenciais de 2026 começa a ser desenhado. Entre os nomes já confirmados e outros cogitados, lideranças políticas de diferentes estados e partidos alinham estratégias em busca do comando do país.
O presidente Lula
O atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou publicamente sua intenção de disputar um quarto mandato, durante declaração à imprensa na Indonésia, ao lado do presidente local. A afirmação foi feita poucos dias antes do aniversário de 80 anos do chefe do Executivo.
Vou disputar um quarto mandato no Brasil. Eu estou lhe dizendo isso, porque nós ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Esse primeiro mandato só termina em 2026, no final do ano. Mas eu estou preparado para disputar outras eleições e tentar fazer com que a relação entre Indonésia e Brasil, por demais, seja valorosa. E que a nossa relação traga mais empresários brasileiros para visitar a Indonésia – Luiz Inácio Lula da Silva
Romeu Zema apresenta sua pré-candidatura à presidência da República.
Outro nome que lançou oficialmente sua pré-candidatura é o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Durante um evento de seu partido em São Paulo, ele declarou que pretende levar a experiência de gestão mineira para o cenário federal.
Se deu pra deixar o estado mais leve em Minas, dá para fazer no Brasil. Existe um Brasil produtivo, moderno, competitivo e à espera de um governo sério. O Brasil que queremos é o que trabalha, arrisca, vence e dá orgulho. É com esse Brasil bravo que nós vamos chegar a Brasília, para varrer o PT do mapa – Romeu Zema
O governador Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul, também confirmou sua pré-candidatura, reforçando sua trajetória como ex-prefeito, governador e a vontade de contribuir nacionalmente.
Eduardo Leite
A lista de pré-candidatos conta ainda com Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás, que realizou o anúncio em um evento em Salvador. Em entrevista recente, ele reafirmou que permanece no páreo para 2026 e está aberto ao diálogo com outras legendas.
Eu continuo candidato à presidência da República pelo União Brasil e, lógico, sabendo que o meu diálogo com todos os outros partidos é uma coisa normal na vida pública. Ninguém sai candidato a presidente, a governador ou prefeito em apenas um partido – Ronaldo Caiado
Já o ex-deputado federal Cabo Daciolo utilizou suas redes sociais para oficializar a intenção de disputar o Planalto. Em publicação, citou versículos do livro de Jeremias e afirmou que pretende transformar a “colônia brasileira em nação brasileira”.
“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Criador, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês” – Cabo Daciolo
Ronaldo Caiado, chefe do executivo goiano.
Alguns políticos despontam como possíveis concorrentes, mas ainda não confirmaram oficialmente a pré-candidatura. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), é um desses nomes frequentes nas discussões. Segundo ele, a decisão final depende do partido, que também conta com Eduardo Leite como aposta nacional.
Quem vai dizer isso [candidatura] é o partido, no momento adequado. É claro que 2026 se discute em 2026, mas eu fico feliz por meu nome estar sendo discutido nacionalmente dentro do partido – Ratinho Júnior
Cabo Daciolo durante o debate de 2018
No caso paulista, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparece entre os nomes analisados como adversários de Lula para 2026. Entretanto, ele insiste publicamente que seu objetivo seria buscar a reeleição no governo de São Paulo, mesmo com as incertezas em torno da situação jurídica do ex-presidente Jair Bolsonaro para a disputa presidencial.
Eu pretendo concorrer à reeleição – Tarcísio de Freitas
Já a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também aparece em levantamentos como nome forte para a disputa, ainda que não tenha confirmado a qual cargo pretende concorrer.
Vou me levantar como uma leoa para defender nossos valores conservadores, verdade e justiça. Se, para cumprir a vontade de Deus, for necessário assumir uma candidatura política, estarei pronta para fazer o que Ele me pedir – Michelle Bolsonaro
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é outro possível candidato lembrado em especulações. Segundo os bastidores, sua decisão deve ser condicionada ao desfecho da avaliação jurídica referente ao ex-presidente Jair Bolsonaro, determinante para o cenário da oposição em 2026.
À medida que os meses avançam, a disputa pela Presidência vai ganhando forma, com partidos articulando alianças e testando a popularidade de seus principais quadros para os desafios das urnas.
ECONOMIA
ECONOMIA
POLíTICA
POLíTICA
POLíTICA
POLíTICA
GERAL
GERAL
ECONOMIA
ECONOMIA
FAMOSOS
FAMOSOS
ECONOMIA
ECONOMIA
POLíTICA
POLíTICA
POLíTICA
POLíTICA
GERAL
GERAL
ECONOMIA
ECONOMIA
FAMOSOS
FAMOSOS