Saúde

Secretaria de Saúde confirma morte por febre maculosa em Antônio Dias

Vítima é de Antônio Dias, no Vale do Aço; número de casos notificados sobe para 35 em municípios de Minas Gerais.

23/10/2025 às 10:27 por Redação Plox

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou a sexta morte por febre maculosa em 2024, totalizando 35 casos notificados da doença no estado. A vítima era residente de Antônio Dias, no Vale do Aço. No entanto, de acordo com a secretaria, o local de residência nem sempre coincide com o provável ponto de infecção, informação determinada após investigações conduzidas por equipes de vigilância dos municípios.

A febre maculosa é uma doença infecciosa severa transmitida pela picada do carrapato-estrela.

A febre maculosa é uma doença infecciosa severa transmitida pela picada do carrapato-estrela.

Foto: Divulgação


Alerta para sintomas e necessidade de tratamento imediato

A febre maculosa é uma infecção grave causada por bactérias transmitidas pela picada do carrapato-estrela. Por conta de sua alta letalidade, a rápida identificação dos sintomas e o início do tratamento são determinantes para evitar complicações severas e mortes. O diagnóstico em fase inicial e o início imediato do tratamento são essenciais para diminuir o risco de agravamento, conforme reforça a SES-MG.

Ações e orientações da Secretaria de Saúde

No momento, há nove casos suspeitos sob investigação. A SES-MG mantém o acompanhamento permanente dos registros, além de promover a capacitação de profissionais de saúde, produzir e distribuir materiais educativos e técnicos, e apoiar os municípios em ações de vigilância e campanhas de orientação à população.

Na prevenção, a secretaria estadual destaca a importância de evitar contato com carrapatos. Orienta-se utilizar roupas claras e compridas, meias longas, calçados fechados e repelentes com icaridina ao circular por áreas de vegetação ou presença de animais. Após a exposição, é necessário inspecionar o corpo cuidadosamente e também verificar animais domésticos. Se for identificado algum carrapato, ele deve ser removido imediatamente com uma pinça.

Medidas como a limpeza constante de quintais e o uso controlado de carrapaticidas em animais — como cães, cavalos e bois — sempre sob orientação veterinária, também ajudam a prevenir infestações.

Panorama dos casos confirmados em Minas Gerais

Os casos confirmados de febre maculosa se espalham por diversas cidades mineiras. Belo Horizonte teve cinco registros; Itabira e Matozinhos, quatro cada (este último com dois óbitos); Santa Luzia confirmou três casos; Caeté e Contagem, dois cada (Caeté com uma morte); e há registros isolados em Antônio Dias (com morte), Bambuí, Betim, Boa Esperança, Itueta, Lagoa Santa, Ouro Preto, Paracatu, Pedro Leopoldo, Serranópolis de Minas, Serro, Varginha, Vespasiano e Volta Grande.

As investigações continuam em municípios como Arcos, Carlos Chagas, Contagem (dois casos), Jeceaba, Juiz de Fora, Mescês, Nova Serrana e Rodeiro.

Atenção redobrada e prevenção como prioridade

O aumento de casos e óbitos serve de alerta para que a população reforce os cuidados preventivos, principalmente em regiões com vegetação, presença de animais e histórico da doença. As autoridades de saúde pública de Minas Gerais recomendam atenção aos sintomas e adoção de todas as medidas preventivas.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a