Flamengo vençe Racing por 1 a 0 no Maracanã e sai na frente na semifinal da Libertadores
Gol de Carrascal garante vantagem aos cariocas no Maracanã em noite de tensão, lances polêmicos e estádio lotado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou, durante cerimônia em Jacarta, capital da Indonésia, que pretende disputar um quarto mandato à Presidência da República em 2026. Lula fez a declaração ao lado do presidente indonésio, Prabowo Subianto, marcando o início de sua agenda internacional no Sudeste Asiático.
O presidente em exercício anuncia sua candidatura à reeleição.
Em discurso feito nesta quinta-feira, Lula enfatizou sua disposição para mais uma campanha presidencial, mesmo após décadas de vida pública. Diante de Prabowo e de autoridades locais, ele falou sobre sua experiência e vitalidade. Lula afirmou que, mesmo prestes a completar 80 anos, mantém a energia de quando tinha 30 anos.
Eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil. – Lula
Durante o encontro, os presidentes reforçaram o compromisso com a ampliação das relações entre os dois países. Lula destacou o crescimento do comércio bilateral nas últimas décadas, mas apontou que o volume ainda está aquém do potencial conjunto.
Líderes das duas nações assinaram memorandos de entendimento nas áreas de agricultura, energia, mineração, ciência e tecnologia, além de acordos para fomentar a cooperação comercial. Empresas privadas também participaram, celebrando parcerias estratégicas para diversificar e fortalecer a relação econômica entre Brasil e Indonésia.
Lula ressaltou, ainda, que Brasil e Indonésia podem servir de referência perante o cenário internacional, defendendo o diálogo e a busca de interesses mútuos em um contexto de crescentes barreiras protecionistas. Ele pontuou que o foco das duas nações está no fortalecimento do multilateralismo e do desenvolvimento com geração de empregos de qualidade.
O presidente Prabowo Subianto classificou a visita de Lula como um marco na cooperação entre os dois países do Sul Global. Prabowo demonstrou interesse em incentivar o ensino de português na Indonésia, visando aprimorar os fluxos comerciais e culturais.
Esta é a primeira visita oficial de um presidente brasileiro à Indonésia desde 2008, ano em que brasileiros e indonésios estabeleceram uma Parceria Estratégica. Desde então, os contatos de alto nível têm se intensificado. Em 2023, o ministro das Relações Exteriores brasileiro também esteve no país asiático, fortalecendo o compromisso bilateral com um plano de ação até 2026.
O comércio entre Brasil e Indonésia atingiu, em 2024, um recorde de US$ 6,3 bilhões, com superávit para o lado brasileiro, impulsionado principalmente por exportações de farelo de soja e açúcar. A Indonésia figura entre os principais parceiros comerciais do Brasil na Ásia, sendo o 16º maior destino das exportações brasileiras e o 5º no agronegócio.
A viagem de Lula pela Ásia contempla compromissos em outros países. O presidente passará ainda por Kuala Lumpur, na Malásia, onde participará da 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) e de uma série de reuniões com autoridades da região, reforçando a busca por novos acordos multilaterais.
Gol de Carrascal garante vantagem aos cariocas no Maracanã em noite de tensão, lances polêmicos e estádio lotado
Gol de Carrascal garante vantagem aos cariocas no Maracanã em noite de tensão, lances polêmicos e estádio lotado