Polícia

Polícia Civil desarticula rede de tráfico que vendia drogas ‘gourmetizadas’ em GV

Polícia Civil prende cinco suspeitos de comercializar maconha gourmetizada e drogas sintéticas para universitários e empresários em ação que também teve desdobramentos em Natal (RN).

23/10/2025 às 07:01 por Redação Plox

A Polícia Civil de Minas Gerais realizou, na manhã desta quarta-feira (22), a Operação Joio na Rede IV, com foco no combate ao tráfico de drogas sintéticas e de maconha “gourmetizada”. Cinco pessoas foram presas em Governador Valadares, no Leste de Minas, e em Natal (RN), incluindo uma mulher. As idades dos detidos variam entre 21 e 30 anos.

A ação também apontou que uma parte das transações ocorria por meio de aplicativos de mensagens e plataformas de redes sociais, o que tornava mais fácil a comunicação entre os participantes.

A ação também apontou que uma parte das transações ocorria por meio de aplicativos de mensagens e plataformas de redes sociais, o que tornava mais fácil a comunicação entre os participantes.

Foto: PC/MG


Investigação e Desdobramentos

Segundo o delegado Leonardo Pinaffo, as investigações foram iniciadas há cerca de seis meses, após a identificação de um caso relacionado à venda de substâncias ilícitas. Durante as apurações, foi descoberto um esquema direcionado à venda de drogas sintéticas e maconha diferenciada, destinada principalmente a consumidores de classe média.

Atuação em Bairros de Classe Média

A atuação do grupo ocorria em bairros como Grand Village, Altinópolis e São Cristóvão, tendo como público-alvo universitários e empresários. O delegado destacou que essas drogas se caracterizam pela pureza elevada, embalagem sofisticada e alto valor de mercado, sendo comercializadas em um ambiente restrito, fora do circuito das ruas.

Essas drogas têm pureza maior, embalagem diferenciada e valor agregado alto. Não são vendidas nas ruas, mas em um mercado mais restrito. – Delegado Leonardo Pinaffo

Apreensões e Autuações

Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de prisão e seis de busca e apreensão. A ação resultou na apreensão de drogas, balanças de precisão, celulares, dinheiro em espécie e uma grande quantidade de moedas. Dois dos suspeitos foram autuados em flagrante por tráfico e posse ilegal de munição.

Negociações por Apps e Expansão das Investigações

A investigação apontou que parte das negociações acontecia por meio de aplicativos de mensagens e redes sociais, facilitando a comunicação entre os envolvidos. Entre os detidos, um homem de Governador Valadares foi localizado em um hotel em Natal, onde estava hospedado com a família.

A Polícia Civil segue apurando a origem das drogas e possíveis ramificações do grupo em outras cidades. O inquérito permanece em andamento e novas diligências estão previstas.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a