Apreensão de 32 galos e pássaros em condições precárias no interior de Minas
Operação da Polícia Militar Resgata Animais Usados em Rinhas e Prende Dois Homens
Por Plox
23/11/2023 18h55 - Atualizado há mais de 1 ano
Em uma operação realizada em Diamantina, Vale do Jequitinhonha, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) apreendeu 32 galos e diversos pássaros silvestres e exóticos mantidos em condições inadequadas. Os animais, confinados sem água, alimentação e ventilação adequadas, foram encontrados em um local que também servia para a realização de rinhas de galo.

Detalhes da Operação
Durante a ação, um homem de 40 anos, responsável pela manutenção dos galos, foi preso. Segundo a PM, os galos apresentavam sinais claros de maus-tratos e eram utilizados em rinhas ilegais. Os médicos veterinários que acompanharam a operação confirmaram esses sinais de abuso. Além disso, um homem de 65 anos, dono dos pássaros, também foi detido. Os pássaros estavam igualmente em situação de maus-tratos.
Evidências e Destino dos Animais
No local, a polícia encontrou um ringue montado para as brigas, com um relógio para marcar o tempo, esporas artificiais e medicamentos, incluindo um coagulante com instruções específicas para uso "antes da briga". O Tenente Celso, responsável pela operação da PM do meio ambiente, afirmou que os animais serão destinados conforme a legislação e passarão por tratamento adequado.
O caso ressalta a importância da vigilância e da atuação das autoridades no combate aos maus-tratos de animais e às atividades ilegais relacionadas a rinhas de animais.