Prefeito de Iporá dispara 17 vezes contra ex-mulher e companheiro
Naçoitan Araújo Leite se entrega à polícia após invadir residência da ex-companheira e efetuar disparos
Por Plox
23/11/2023 13h23 - Atualizado há mais de 1 ano
Na madrugada do último dia 18, o prefeito de Iporá (GO), Naçoitan Araújo Leite, sem partido, invadiu a casa de sua ex-mulher e disparou ao menos 17 vezes contra ela e o namorado dela, conforme indicado pela perícia da Polícia Civil de Goiás. O ataque, que resultou em danos significativos à residência, incluindo a destruição do portão, porta e móveis da sala, não deixou as vítimas feridas, que conseguiram se proteger dentro de um quarto.

Leite, que estava foragido desde o incidente, se entregou espontaneamente na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Iporá na manhã desta quinta-feira (23), acompanhado de um advogado. Antes de se entregar, ele declarou em uma rede social: “Me apresento nesse momento as autoridades policiais de forma espontânea. Irei colaborar com a justiça em tudo que for necessário”. A defesa do prefeito emitiu uma nota negando que ele tivesse a intenção de ferir fisicamente as vítimas.
Imagens de câmera de segurança mostram o prefeito manobrando uma caminhonete, derrubando o portão da casa e invadindo o imóvel antes de efetuar os disparos. Posteriormente, Leite foi registrado por uma câmera de hotel depositando as armas utilizadas no balcão, minutos após o crime.
Além do episódio violento, o prefeito tem um histórico controverso, incluindo problemas com a Justiça Eleitoral, tentativas de abuso de poder e atitudes agressivas. Em 2016, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás cassou sua candidatura e a de seu vice por condutas irregulares. Em 2018, foi gravado tentando impedir a realização de uma blitz de trânsito e, em 2021, foi acusado de agredir um vereador durante um churrasco.
O comportamento violento de Naçoitan se estendeu à esfera política, com ameaças públicas feitas em 2022 contra o então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do STF Alexandre de Moraes. O prefeito também incitou violência contra membros do PT em Iporá, o que levou a uma denúncia do Ministério Público de Goiás e sua expulsão pelo União Brasil.