Política

Moraes autoriza internação de Bolsonaro para cirurgia e impõe rígido esquema de segurança

Ministro do STF permite que ex-presidente seja operado de hérnia inguinal em hospital de Brasília, com Michelle como acompanhante principal e veto a visitas de Flávio e Carlos Bolsonaro

23/12/2025 às 16:02 por Redação Plox

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja internado nesta quarta-feira, 24 de dezembro, para passar por uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral.

Bolsonaro será levado ao Hospital DF Star, em Brasília, localizado a menos de três quilômetros do local onde ele está preso desde 22 de novembro.

Ex-presidente está preso desde o dia 22 de novembro

Ex-presidente está preso desde o dia 22 de novembro

Foto: STF


Ainda não há informação sobre o horário de chegada do ex-presidente à unidade nem sobre o início exato do procedimento cirúrgico, previsto para ocorrer no dia 25, feriado de Natal.

Michelle será acompanhante exclusiva; filhos não foram autorizados

Moraes também autorizou que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro seja a acompanhante principal durante o período de internação no DF Star. O ministro, porém, negou o pedido da defesa para permitir visitas de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e do ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL).

Reforço de segurança durante a internação

Na mesma decisão, o ministro do STF determinou um esquema reforçado de segurança no hospital. Entre as medidas, está a exigência de que ao menos dois policiais federais permaneçam na porta do quarto ocupado por Bolsonaro durante todo o período de internação.

A Polícia Federal deverá providenciar a completa vigilância e segurança do custodiado durante sua estadia, bem como do hospital, mantendo equipes de prontidão. A Polícia Federal deverá garantir, ainda, a segurança e fiscalização 24 (vinte e quatro) horas por dia, mantendo, no mínimo 2 (dois) policiais federais na porta do quarto do hospital, bem como as equipes que entender necessárias dentro e fora do hospital

decisão de Alexandre de Moraes

Outra determinação proíbe a entrada de celulares e outros equipamentos eletrônicos no quarto em que o ex-presidente ficará internado. Estão liberados apenas os aparelhos de uso médico necessários ao acompanhamento do paciente.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a