Vale do Aço pode ter surto de dengue nos próximos meses

É necessário conscientizar as pessoas que os locais com água parada podem levar a doença aos próprios moradores e vizinhos

Por Plox

24/01/2020 07h58 - Atualizado há cerca de 4 anos

Minas Gerais é um dos estados do Brasil em que mais ocorreram mortes por causa da dengue em 2019.
As autoridades estão preocupadas, pois os recentes levantamentos apontam que são grandes os focos de proliferação do mosquito que transmite a doença. 

WhatsApp Image 2020-01-24 at 08.07.45 Foto: Divulgação

 

A região do Vale do Aço não é diferente. Com a maior ocorrência de chuvas aumentam também as situações em que ocorrem acúmulo de água parada nas residências, que podem se transformar em criadouros de mosquito que, em seguida, picam os próprios moradores, causando a doença.

Já no primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2020, realizado nos últimos dias, em Ipatinga, constatou-se que a cidade já está em risco de epidemia. Conforme o Ministério da Saúde, quando 1% dos domicílios estão com focos do mosquito já se configura o estado de alerta. constatada na cidade é preocupante.

Nos bairros Bom Jardim, Ferroviários, Horto, região industrial, a contaminação pela praga já é maior que 10%. Nos outros bairros, a situação não é muito diferente e urge por ações imediatas de combate ao mosquito.

Os Agentes de Combate a Endemias (ACE's) da Prefeitura vistoriaram 4.215 domicílios.

A Prefeitura informou que o prefeito Nardyello Rocha determinou que se iniciem imediatamente os trabalhos de controle e prevenção do mosquito transmissor.

“Não podemos tratar dessa questão de forma negligente, ao mesmo tempo em que também não queremos propagar um quadro aterrorizante. Temos que ter responsabilidade, fazendo o que precisa ser feito no ataque incisivo aos focos e, acima de tudo, levando ao conhecimento da população em que, objetivamente, ela precisa participar. No que se refere às doenças por arboviroses, nós ainda não vivemos uma epidemia, mas os números do LIRAa sinalizam que a situação pode ficar preocupante na macrorregião do Vale do Aço”, avaliou o prefeito.

WhatsApp Image 2020-01-24 at 08.04.59 Foto: Divulgação

 

Nardyello Rocha destacou ainda a importância da atuação da população. “Diante dessas circunstâncias, nós estamos traçando planos, inclusive nas escolas, e ainda fazendo um apelo à população para que cuide e, se necessário for, comunique à Prefeitura de Ipatinga, de modo que encaminhemos nossos agentes de combate a endemias até às residências para juntos vencermos essa batalha”, frisou ainda o prefeito.
 
A prefeitura de Timóteo informou que já está fazendo o levantamento dos casos de focos do mosquito e que o resultado será divulgado nos próximos dias.

O município se mantém em alerta, pois a infestação pelo mosquito pode ocorrer rapidamente e é necessário conscientizar à população que o descuido com água parada põe em risco os próprios moradores do local.

“O município de Coronel Fabriciano mantém uma série de medidas com o objetivo de evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. O nosso trabalho baseia-se em ações educativas, e de campo como o monitoramento das áreas que mais preocupam. Nestes locais, realizamos a destruição de focos e instruímos os moradores sobre a importância de manterem os quintais limpos”. 

Em Coronel Fabriciano, segundo a Prefeitura, o último Liraa, levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti, realizado no mês de janeiro deste ano, apontou 2,2% de infestação e a cidade também está em alerta.

Os bairros com alto índice de infestação são: Universitário, Morada do Vale, Ponte Nova, Aparecida do Norte, Aldeia do Lago, Caladinho de Baixo e do Meio, Giovanini, JK, Bom Jesus, Nossa Senhora do Carmo, Santa Terezinha II, Frederico Ozanan, São Domingos II, Jardim Primavera, Olaria, SPI, SPII, São Vicente e Santa Cruz.

Segundo as autoridades de saúde pública,a maioria dos focos do mosquito Aedes aegypti se localizava  em bebedouro de animais, tambores, piscinas, garrafas petes, vasos sanitários em desuso, pneus e vasos de plantas.

Destaques