Doze casos suspeitos de leptospirose em Ipatinga são investigados

Secretaria Municipal de Saúde aguarda resultados laboratoriais e intensifica ações de prevenção

Por Plox

24/01/2025 17h56 - Atualizado há cerca de 2 meses

Doze pacientes, em Ipatinga, estão com suspeita de leptospirose. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou ao Plox, nesta sexta-feira (24), que dos doze casos em investigação, oito são de pacientes não-internados e quatro pessoas estão internadas. A coleta de exame foi realizada, sendo aguardado resultado laboratorial para confirmação ou descarte da doença. É uma ameaça invisível e os sintomas podem aparecer dias depois. Veja na Live quais são os sinais da leptospirose.


A Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que a Vigilância Epidemiológica tem atualizado e acompanhado com toda atenção e rigor as informações referentes aos casos suspeitos, descartados e confirmados por leptospirose, entre os residentes do município de Ipatinga, especialmente após registro das fortes chuvas que assolaram o município no último dia 12 de janeiro.

Foto: PMI


Medidas preventivas e monitoramento contínuo
Além do monitoramento dos casos, a prefeitura destacou que a Vigilância Epidemiológica segue com investigações detalhadas e implementação de medidas de controle e prevenção. A iniciativa busca reduzir os riscos de contaminação e reforçar a segurança sanitária no município.

 

Foto: PMI


Entre as medidas adotadas estão a distribuição de hipoclorito de sódio, produto essencial para o tratamento de água destinada ao consumo humano, e o controle de roedores, além de campanhas educativas com panfletagem para orientar a população sobre prevenção e cuidados pós-enchente.

 

Foto: PMI


Leptospirose
A leptospirose é uma doença transmitida pelo contato com água ou solo contaminados pela urina de animais infectados, especialmente em áreas afetadas por enchentes. Moradores de Ipatinga são orientados a redobrar os cuidados e buscar assistência médica ao apresentar sintomas suspeitos.
 

Destaques