Ipatinga

política

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Câmara de Ipatinga aprova projeto que institui Semana da Prevenção e Combate à Depressão

    A intenção é de que o Executivo desenvolva ações de conscientização da população acerca da doença durante a primeira semana do mês de outubro

    Por Plox

    24/02/2022 22h59 - Atualizado há 4 meses

    Nesta quinta-feira (24), foi aprovado na câmara de Ipatinga, o projeto de lei (PL nº 19/22) que institui a Semana de Prevenção e Combate à Depressão no âmbito do município. A intenção é de que o Executivo desenvolva ações de conscientização da população acerca da doença durante a primeira semana do mês de outubro.

    De autoria do vereador Fernando Ratzke (Cidadania), a proposta, já aprovada em duas votações, segue para ser sancionada pelo Executivo. “A depressão é uma doença silenciosa e já é considerada o mal do século. Então todo trabalho de conscientização que propusermos é importante porque as doenças mentais são silenciosas e têm sido a causa de milhares de mortos ano após ano”, disse o parlamentar.

    Segundo a psicóloga Ingrid Saraiva, a pandemia da covid-19 provocou um aumento muito grande nos quadros de transtorno de depressão e ansiedade. “Esse aumento foi muito perceptível, principalmente entre as mulheres, os jovens e os adolescentes, devido a uma série de fatores, entre eles um cenário de tristeza, medo, insegurança, solidão, angústia e instabilidade econômica.”

     

    Psicóloga Ingrid Saraiva - Foro: divulgação/ CMI

     

    Ela explicou que as pessoas estão passando por grande carga emocional, o que leva a um considerável número de pessoas que busca ajuda para manter ou restabelecer seu bem-estar psicológico. 

    “E chamo a atenção para os devidos cuidados que a sociedade deve ter com quem apresenta sintoma, porque se intensificam”, disse a profissional.

    Para a psicóloga, a depressão é uma doença pouco compreendida.  

    “Nem sempre a pessoa que dá sinais é assistida. Existe muito sofrimento e tabu em torno do problema. Precisamos avançar com as políticas públicas de saúde para que haja melhor acolhimento na rede de saúde, mas compreendo que trabalhar o tema numa semana de prevenção já é um passo importante, até porque as pessoas acreditam que, por não apresentar sintomas físicos, a depressão é apenas um momento de tristeza.”

    Desinformação 

    Ainda segundo a psicóloga, é necessário e urgente debater o tema e combater o preconceito. “A desinformação sobre a depressão nos coloca diante de um cenário delicado, pois as pessoas acabam não aceitando que estão passando por sintomas que caracterizam o transtorno, e isso acaba dificultando o tratamento e a busca por ajuda” , afirmou Ingrid Saraiva.

    “A saúde pública tem o dever de esclarecer que a depressão causa um sofrimento e incapacita as pessoas de sentir prazer em viver, podendo levar até ao suicídio”, finalizou ela. 

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]