Brasil

política

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Governo lança nova identidade que vai substituir CPF e RG

    A carteira de identidade atual continuará sendo aceita pelos próximos 10 anos para quem tem até 60 anos

    Por Plox

    23/02/2022 22h08 - Atualizado há cerca de 2 anos

    Uma nova carteira de identidade foi lançada pelo Governo Federal. O número de Registro Geral (RG) será unificado nacionalmente e substituído pelo número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), ou seja, somente um número a ser considerado. O novo documento terá uma numeração única e a autenticidade poderá ser conferida por QR code.

    Segundo o governo, a alteração busca "facilitar a vida das pessoas", já que o Registro Geral (RG) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF) serão unificados, como também "coibir fraudes", pelo novo modelo ser mais seguro e com validade nacional.

    Atualmente, o registro é estadual, isso é, a pessoa retira uma carteira de identidade em um estado, com um número, e, caso perca e solicite a segunda via em outro estado, tem um Registro Geral (RG) com um número diferente, podendo assim uma única pessoa ter até 27 números de Registros Gerais (RG´s) diferentes. 

     

     

    O decreto que foi assinado nesta quarta-feira (23) pelo presidente da República, Jair Bolsonaro em um evento no Palácio do Planalto em Brasília (DF), entrará em vigor no dia 01 de março deste ano. Os institutos de identificação têm até 06 de março de 2023 para se adaptarem à alteração. 

    Foto: reprodução


     

    A carteira de identidade atual continuará sendo aceita pelos próximos 10 anos para quem tem até 60 anos. Para pessoas com mais de 60 anos será aceita por prazo indeterminado. 

    O novo Registro Geral (RG) não substitui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e nem demais documentos já em vigor, a não ser a própria carteira de identidade.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]