Timóteo: sancionada PL que atualiza os salários de diretores e vice-diretores da rede municipal

Projeto foi aprovado em primeiro, segundo turno e redação final nesta semana.

Por Plox

24/02/2022 16h08 - Atualizado há cerca de 2 anos

O prefeito de Timóteo Douglas Willkys sancionou o Projeto de Lei nº 3.841 que dispõe sobre o cargo de diretores e vice-diretores das unidades escolares, Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI) e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). O projeto de Lei foi aprovado em primeiro, segundo turno e redação final nesta semana.

O secretário municipal de Educação, Cultura, esporte e Lazer, José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa, que já foi professor da rede municipal de ensino, explicou que desde 2013 existia uma defasagem em relação aos níveis salariais desses profissionais que, além das questões administrativas das escolas, também atuam nas questões pedagógicas e no processo de formação de ensino/ aprendizagem dos alunos.

Foto: Divulgação / PMT

 

“Os diretores e vice-diretores possuem uma responsabilidade muito grande na estrutura da Educação como ordenadores de despesas”, lembrou professor Vespa. Em função disso e das distorções salariais que em muitos casos desestimulavam os profissionais a assumir os cargos de diretor e vice, a Secretaria Municipal de Educação iniciou estudos para atualizar os vencimentos dessa categoria em 2021. Entretanto, a possibilidade de reajustes esbarrava no decreto federal 173 que proibia reajuste salarial para todos os seguimentos de trabalhadores por isso foi necessário estender os estudos e comparar a situação local em níveis regional e estadual. 

Foi a partir daí que foi elaborada uma minuta que posteriormente foi transformada em Projeto de Lei e encaminhada para a Câmara de Vereadores apreciar e votar. “Felizmente o vereadores mostraram sensibilidade em relação a essas distorções com um limitador e por isso eles aprovaram o Projeto de Lei. Esse reconhecimento à atuação dos diretores e vice-diretores de ensino era necessário e agradeço a compreensão dos legisladores municipais”, ponderou Professor Vespa, acrescentando que a partir desse projeto os vencimentos dos diretores e vice de Timóteo foram equiparados aos profissionais que atuam nos municípios vizinhos.

O secretário de Educação fez questão de reforçar que essa adequação salarial foi feita com muita responsabilidade levando em conta a realidade orçamentária do município.  “É sem dúvida um reconhecimento a um serviço de qualidade que já vem sendo executado por esses profissionais da Educação que se dedicam com afinco nessa função”, pontuou Professor Vespa.

Ele aproveitou para enfatizar o compromisso da atual gestão do Município de Timóteo com a valorização dos servidores públicos como um eixo do programa de governo. “É preciso entender que esse reconhecimento se reflete na qualidade da Educação da nossa cidade”, concluiu o secretário municipal de Educação de Timóteo.

Destaques