Escolas de samba se envolvem em briga após apuração do Carnaval em Belo Horizonte

Confusão teria começado após provocações pessoais e não teve relação com o resultado

Por Plox

24/02/2023 10h14 - Atualizado há mais de 1 ano

Integrantes das escolas de samba Canto da Alvorada e Imperatriz de Venda Nova se envolveram em uma briga generalizada após a cerimônia de anúncio dos vencedores do Carnaval de Belo Horizonte, realizada no início da noite desta quinta-feira (23) no Mercado Distrital da Lagoinha, em Belo Horizonte.

Assista: 

 

Segundo relatos de pessoas presentes no local, a confusão começou após provocações pessoais entre membros das duas escolas de samba e não teve relação com o resultado do Carnaval de Belo Horizonte deste ano. A Guarda Municipal acompanhava o evento e precisou intervir na briga, usando spray de pimenta para encerrar a confusão.

Foto: reprodução vídeo

 

A escola Canto da Alvorada foi a terceira colocada do Carnaval de Belo Horizonte em 2023 e a Imperatriz de Venda Nova subiu para o Grupo Especial, no qual desfilará no próximo carnaval. O presidente da Liga das Escolas de Samba de Minas Gerais, Márcio Eustáquio de Souza, lamentou o ocorrido e repudiou qualquer gesto de violência.

"É lamentável sob todos os aspectos, a gente repudia qualquer gesto de violência, qualquer ato de violência, principalmente em um carnaval como esse, que deveria ser um carnaval da vida e da celebração", afirmou Márcio.

Nota da Guarda Municipal:
O comando da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) informa que os agentes precisaram fazer uso do spray de pimenta para conter o tumulto, por se tratar de um equipamento de menor potencial ofensivo.

O procedimento permitiu que os guardas municipais fizessem a dispersão do atrito e, ao mesmo tempo, preservassem a integridade física tanto dos envolvidos, quanto dos próprios integrantes da equipe. Ninguém ficou ferido e não houve necessidade de efetuar a prisão de nenhum dos participantes.

Posicionamento oficial da Liga:
A Liga das Escolas de Samba de Minas Gerais lamenta e repudia veementemente os atos de desrespeito e violência ocorridos após a apuração. O carnaval é uma festa popular e, sobretudo, o carnaval desse ano foi uma festa de celebração à vida. Parabéns às campeãs e que o respeito possa ser o norte do carnaval de Belo Horizonte.

Destaques