Ex-ministro José Dirceu é internado em Brasília com hematoma na cabeça e passa por cirurgia de urgência

No aniversário do PT na última semana, José Dirceu foi aplaudido e mencionado nos discursos de Gleisi Hoffmann, e por Lula

Por Plox

24/02/2023 02h31 - Atualizado há cerca de 1 ano

O ex-ministro José Dirceu (PT) foi internado em um hospital de Brasília nesta quinta-feira (23) com um quadro de "hematoma subdural" e passou por um procedimento neurocirúrgico para drenagem. O DF Star, hospital onde ele está internado, informou que o político não tem previsão de alta.

Foto: Agência Brasil

De acordo com a nota divulgada pelo hospital, o hematoma subdural ocorre quando há um acúmulo de sangue entre o cérebro e o seu revestimento. O problema pode gerar dores de cabeça por exercer pressão no cérebro.

Dirceu não ocupa nenhum cargo no atual governo, mas ainda exerce grande influência no PT e em decisões do Executivo. Prova disso é que seu filho, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), foi escolhido líder da bancada da sigla na Câmara. O ex-ministro deixou a chefia da Casa Civil em 2005, em meio ao escândalo do mensalão. Posteriormente, foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a dez anos e dez meses de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa, por envolvimento no caso de repasse de verbas a deputados em troca de votos no Congresso.

No evento de aniversário do PT na última semana, José Dirceu foi muito aplaudido pela militância e mencionado nos discursos da presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, e por Lula.

A equipe do hospital DF Star afirmou que Dirceu está em observação na Unidade Intensiva, em respiração espontânea. Não há informações sobre a causa do hematoma subdural.

Destaques