Lula se reunirá com presidente da Petrobras para definir se aumenta preço dos combustíveis no Brasil

Comentários de especialistas apontam que a situação é delicada e exige uma análise minuciosa dos impactos da medida

Por Plox

24/02/2023 22h56 - Atualizado há mais de 1 ano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está avaliando se prorroga a desoneração de combustíveis, que está programada para terminar no dia 1º de março. Para discutir alternativas, Lula deve se encontrar nesta sexta-feira (24) com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

A desoneração foi prorrogada por Lula no início de seu governo por meio de uma medida provisória, mas agora ele deve decidir se irá mantê-la ou não. Caso a desoneração não seja prorrogada, o litro da gasolina deve subir R$ 0,69 e o do álcool, R$ 0,24, segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).

A desoneração,e portanto o preço mais baixo para o consumidor, é vista como um importante estímulo à economia, mas também representa um grande custo para os cofres públicos. Por essa razão, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é contra a prorrogação da medida.

Lula, por outro lado, ainda não se decidiu e está avaliando todas as possibilidades. O objetivo do encontro com o presidente da Petrobras é avaliar se a empresa tem condições de absorver parte do impacto do fim da desoneração.

Essa questão é de extrema importância, pois os preços dos combustíveis afetam diretamente a economia do país e, consequentemente, a vida dos brasileiros. Por isso, é fundamental que o governo tome a decisão mais adequada para garantir o bem-estar da população.

Comentários de especialistas apontam que a situação é delicada e exige uma análise minuciosa dos impactos da medida. A decisão de Lula deve ser tomada de forma cuidadosa, levando em conta os efeitos a curto e longo prazo na economia e na vida dos brasileiros.

 

Destaques